AO VIVO: Reportagem fala sobre possível greve na polícia e descaso em quartéis do Corpo de Bombeiros em RO
Esposas de militares devem se reunir no dia 06 em Porto Velho. Coronel Farias do CBM/RO é intimado pela reportagem para prestar esclarecimentos
A situação da Segurança Pública no Estado de Rondônia vai de mal a pior com o passar dos dias e da atual gestão do governador Marcos Rocha.
Prova disso, é a reunião prevista para acontecer dia 06 de Março, a partir das 16 horas, em frente ao Batalhão Rondon, localizado na Rua Major Amarante, Bairro Arigolândia em Porto Velho, onde esposas e familiares de Policias e Bombeiros Militares devem discutir sobre o prometido realinhamento salarial.
A eminência de uma possível greve nas instituições Militares coloca em risco toda a sociedade rondoniense, que pode sofrer ainda mais, com a falta de efetivo policial e bombeiro militar nas ruas do Estado.
Não bastasse o descaso com o descumprimento de promessas feitas pelo atual governador Marcos Rocha, o Estado sofre com a má gestão nas autarquias das instituições, a exemplo do Corpo de Bombeiros Militares de Rondônia, atualmente comandado pelo Coronel BM Demargli da Costa Farias, que tem deixado os quartéis em reais situações de abandono.
Nem mesmo o FUNESBOM, que foi criado em 13 de Maio de 2002, através do decreto da Assembléia Legislativa, onde na época, o Governador do Estado de Rondônia sancionou, nos termos dos §§ 3º e 7º, do Art. 42 da Constituição Estadual, a Lei Nº 1072, está sendo utilizado para arrumar as unidades de resgate do Corpo de Bombeiros Militares. (VEJA)
Em Vilhena, na semana passada, as duas unidades de resgate existentes, que são sucateadas, estavam funcionando e os bombeiros precisaram pegar ambulâncias do Hospital Regional emprestadas para que o atendimento fosse realizado.
No mesmo dia, após transmissão ao vivo realizada pelo Jornal rota Policial News, membros da ASSFAPOM afirmaram em nota, que iriam entrar com ação civil-pública contra o Comando Geral do Corpo de Bombeiros.
Já o início da noite daquele dia, o jornal conseguiu apurar que uma das unidades de resgate foi arrumada e devolvida ao quartel para atender a população; no entanto, ao que parece, uma das peças da UR 94 foi retirada e colocada na UR 82 para que ela pudesse atuar.
O descaso continua e não é só em Vilhena/RO que o quartel está abandonado, quartéis do Corpo de Bombeiros Militares estão “abandonados” há quase 01 ano e 08 meses, de Guajará-Mirim, passando por Ji-Paraná e Cacoal, até Vilhena/RO. Há casos, que não a verba nem para comprar copos descartáveis ou papel higiênico.
Caminhões ABTS de combate a incêndio com vazamentos de ar, colocando em risco a vida dos próprios socorristas do Corpo de Bombeiros. Unidades de resgate adquiridas ainda no ano de 2010, já sucateadas e destruídas.
A princípio, o que se pode afirmar é que o Comandante Geral do CBM/RO, Coronel Farias, investe apenas na aquisição de aeronaves e treinamentos de resgates aéreos, talvez pelo fato de dar mais ibope. Enquanto isso, a realizada dos quartéis de outras cidades no Estado, é de abandono e desmotivação total.
A reportagem abre espaço para que o Coronel Farias preste esclarecimentos a sociedade rondoniense e explique os motivos pelos quais as viaturas estão sucateadas, antigas, e o porque os quartéis não receberam veículos novos, como unidades de resgate e caminhões de combate a incêndio.
Não se pode mais aceitar desculpas esfarrapadas, mas é preciso cobrar do Comando Geral do Corpo de Bombeiros a atuação legal que a eles compete, enviando novas viaturas e equipamentos, oferecendo cursos de capacitação e valorização profissional, bem como, buscando recursos junto ao Estado para que as melhorias de fato ocorram nas instituições Bombeiros Militares em todo o Estado, não apenas na capital, como atualmente ocorre.
A reportagem cobra ainda, posicionamento do Governador Marcos Rocha quanto aos fatos narrados, que vão desde o cumprimento das promessas para com a Polícia e Bombeiros, bem como, em nome da sociedade, solicitamos o afastamento imediato do Coronel BM Farias, com a troca de comando para quem de fato, atue no Corpo de Bombeiros em prol de todo o Estado de Rondônia. O espaço está aberto ao governador para dar explicações sobre os fatos apontados.
Em continuidade a isto, a reportagem, em nome da sociedade pede para que nossos deputados estaduais e federais destinem recursos através de emendas parlamentares, com a finalidade de aquisição de material e novas viaturas para o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
https://www.facebook.com/rotapolicialnewsvha/videos/222917122183753/?t=1
https://www.facebook.com/rotapolicialnewsvha/videos/2215295525432379/?t=1
Carlos Mont Serrate/Claudemir Sabino
Rota Policial News