Geral

SEMUS realiza aplicação do medicamento Palivizumabe contra vírus sincicial respiratório em Vilhena

Medicamento é destinado em crianças com até dois anos que nasceram de forma prematura

A equipe do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), iniciou nesta semana, a aplicação do medicamento Palivizumabe, que imuniza o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), causador de infecções pulmonares. Anticorpos são destinados a bebês que nasceram de forma prematura, e estão com idade inferior a 1 ano, 11 meses e 29 dias.

 

Jaqueline Stevanato, enfermeira do Crie ressalta que a Palivizumabe é um anticorpo neutralizante e inibidora contra o vírus. “Esse anticorpo conforme o Ministério da Saúde é indicado em bebês prematuros e crianças com menos de dois anos, que possuem displasia broncopulmonar ou cardiopatias congênitas”, acrescentou a enfermeira.

 

O período de sazonalidade na região Norte é de janeiro a junho, com atendimento que contempla crianças que solicitaram o recebimento da medicação, conforme avaliação de seus pediatras com laudo e exames que comprovem a sua patologia. Cada criança receberá cinco doses do anticorpo monoclonal conforme período de início da medicação, dentro do período sazonal. No ato do atendimento serão solicitados documentos (cartão SUS, cartão de vacina, certidão de nascimento e documentos pessoais de seus responsáveis). Todas as crianças hospitalizadas serão imunizadas nos próprios hospitais.

 

“A nossa equipe se sente honrada ao prestar este atendimento aos bebês e crianças que necessitam do Anticorpo Monoclonal Palivizumabe. Nos últimos quatro anos, as crianças que necessitavam deste atendimento eram encaminhadas para Cacoal e Porto Velho. Hoje assumimos esta nova missão, que é um grande avanço para a Saúde de Vilhena e do Cone e Sul”, destaca a coordenadora do Crie, Sueli Aparecida.

 

O Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), está localizado nos fundos do Hospital Regional de Vilhena, ao lado do Instituto do Rim de Rondônia (IRR).

Semcom

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)