Geral

“Uma das melhores do Estado”: Controladoria da Prefeitura de Vilhena é elogiada pelo Tribunal de Contas de Rondônia Quarta-feira, 14 de abril de 2021

Município realiza ações de forma transparente é reconhecido pelos órgãos de controle estaduais

No início deste mês, em visita à capital do Estado, representantes da Prefeitura de Vilhena foram recebidos no Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Rondônia, para tratar de temas de benefício ao município e sobre as restrições federais para a contratação de servidores durante a pandemia.

Estavam presentes na reunião o prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês, a controladora geral do município, Erica Pardo, os secretários de Administração, Welliton Oliveira, e de Terras, Vivian Bacaro. Recebidos pelo conselheiro presidente do TCE, Paulo Curi Neto, e pelo conselheiro Edilson de Souza, os representantes de Vilhena estavam acompanhados também do deputado estadual Luizinho Goebel.

Durante a reunião foi tratado de temas que envolvem prestação de contas de 2020 e sobre a contratação de servidores aprovados através de concurso público, além de outros assuntos sobre a regularidade dos atos da gestão.

Erica aponta que o controle interno municipal foi elogiado pelos conselheiros, que se debruçam sobre o trabalho de forma eficaz. “Foi um encontro muito produtivo. Recebemos as orientações sobre a imprescindibilidade da qualificação técnica dos servidores da Controladoria Geral, estendendo elogios a nossa forma de atuação nas respostas, atendimentos e recomendações exaradas”, aponta Erica.

Edilson de Souza, conselheiro do Tribunal, lembra da forma eficiente e transparente com que Vilhena conduz as suas prestações de contas. “A CGM, Controladoria Geral do Município, é o ‘pára-choque’ do poder executivo e deve estar sempre atenta aos direcionamentos e execução dos atos. Pude observar isto em 2020 quando fui relator das contas do município, averiguando padrões fiscalizatórios e recomendatórios, que demonstram a liberdade de atuação da CGM vilhenense. Creio que Vilhena tem um dos melhores controles internos de Rondônia”, conclui Edilson.

Japonês endossou os elogios ao trabalho e lembra que o profissionalismo foi aplicado para todas as secretarias.

“Sempre buscamos qualificar os nossos servidores, não só os nossos secretários, mas todo o quadro. Neste ano queremos providenciar ainda mais oportunidades para isso, principalmente com o fim da pandemia. O benefício vem para a população, que tem um melhor atendimento. Somado a isso, damos autonomia para a execução do trabalho, pois um profissional técnico e qualificado sabe o que faz”, conclui o prefeito.

CONGELAMENTO – O encontro debateu detalhes da lei federal complementar n° 173, de maio de 2020, que determina que até o dia 31 de dezembro deste ano, todos os municípios do país estão impossibilitados de realizar quaisquer novas contratações ou reforma administrativa que causem o aumento de despesa. A medida serve para o controle de gastos devido ao enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Há exceção apenas para as reposições de vacâncias e contratações de servidores da área da Saúde ou Educação.

 

 

Semcom

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)