Geral

Tempestade solar atinge a Terra nesta sexta e pode causar apagão

O fenômeno é o mais intenso em 165 anos e deve gerar queda de energia e alteração no sistema GPS

A Terra será atingida, na noite desta sexta-feira (10/5), por uma tempestade solar. Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), o fenômeno é o mais intenso em 165 anos e deve gerar queda de energia e alteração no sistema GPS.

Nesta semana, seis correntes de plasma foram ejetadas pelo Sol, e a tempestade deve chegar ao planeta por volta das 20 horas (no horário do leste dos Estados Unidos). A NOAA deve emitir alerta antes que isso aconteça.

“Prevemos que teremos um choque após o outro. Estamos realmente nos esforçando aqui”, declarou o diretor do Centro de Previsão do Clima Espacial (SWPC) da NOAA, nesta sexta-feira.

Em 1859, a Terra presenciou um fenômeno igual, quando uma tempestade solar conhecida como Carrington foi responsável por incendiar estações telegráficas e cortar as comunicações no mundo inteiro. A expectativa dos cientistas é de que o impacto seja inferior.

Porém, tendo em vista as seis ondas emitidas pelo Sol, os estudiosos apontam que “as coisas podem não se calmar até 13 de maio”.

Fonte: Metropoles

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)