SEMUS e Santa Casa zeram fila de Endoscopia em Vilhena/RO; todos pacientes regulados fizeram os exames
Pacientes que não foram chamados devem procurar postos de saúde
Vilhena celebra uma conquista importante na área da saúde, com a zeragem da fila de endoscopia. Todos os pacientes que foram regulados receberam o chamado necessário para realizar o exame, definindo um marco significativo no acesso a procedimentos médicos na região.
MUDANÇA NO SISTEMA DE REGULAÇÃO: ADEUS ÀS VIAGENS PARA CACOAL E PORTO VELHO
Antes da implementação do novo sistema, os moradores de Vilhena precisavam se deslocar até Cacoal ou Porto Velho para realizar o exame de endoscopia, que era regulado pelo Estado. No entanto, visando reduzir os desgastes físico e emocional dos pacientes, a Santa Casa e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Vilhena solicitaram ao Governo do Estado a transferência do serviço para o município.
INÍCIO EM ABRIL DE 2023: RESULTADOS POSITIVOS E DESAFIOS ENFRENTADOS
O novo sistema de realização de endoscopias começou a operar em abril de 2023 e até o início de janeiro, 1.380 pessoas foram chamadas para realizar o procedimento. No entanto, nem todos foram realizados, pois algumas pessoas não atenderam aos chamados da equipe de regulação.
APELO À COMUNIDADE: QUEM AINDA PRECISA DO EXAME, PROCURE SEU POSTINHO DE SAÚDE
Diante da falta de atualização de alguns cadastros que não permitiram a localização desses pacientes, a Santa Casa e a Semus fazem um apelo à comunidade: qualquer cidadão que, porventura, não tenha sido contactado pela equipe de regulação e ainda precise realizar a endoscopia, pode procurar seu postinho de saúde local e comunicar sua necessidade. A garantia é de que será chamado em breve para realizar o procedimento.
NOVA ETAPA: EXAMES AGENDADOS NORMALMENTE
Com a fila de endoscopia zerada, os exames passaram a ser agendados normalmente, levando em consideração as necessidades da rede básica de saúde e do Hospital Regional para pacientes internados. A mudança representa um avanço significativo na oferta de serviços de saúde em Vilhena, proporcionando maior comodidade e acesso aos moradores da região.
Agora, com a realização do exame mais próxima e acessível, a expectativa é que a população local tenha uma experiência mais tranquila e eficiente na busca por cuidados médicos. O compromisso da Santa Casa e Semus em melhorar a qualidade de vida da comunidade é evidente e a zeragem da fila de endoscopia, a exemplo de outras que também foram zeradas, é mais um passo em direção a um sistema de saúde mais eficaz e próximo da população.
Fonte: Assessoria
Autor: Paulo Mendes