Projeto “Mais Saúde Rondônia” revoluciona o acesso a serviços de saúde especializados em Vilhena
A Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Rondônia(CIB), é um órgão colegiado composto por representantes do governo estadual e dos municípios de Rondônia
.O mais novo projeto da Secretaria de Saúde do Município de Vilhena, através do secretário Wagner Wasczuk Borges e do prefeitoDelegado Flori, em parceria com o Governo do Estado de Rondônia, promete transformar o acesso a serviços de saúde especializados na região.
O “Mais Saúde Rondônia” visa ampliar e qualificar o atendimento em áreas como cirurgias ortopédicas, gerais uroginecológicas e oftalmológicas, além de exames de diagnóstico e laboratoriais. Entre os serviços oferecidos, destaca-se a CPRE, um exame anteriormente disponível apenas em Porto Velho, que agora será realizado em Vilhena.
Com um investimento total de mais de 68 milhões de reais, o projeto atenderá não só a cidade de Vilhena, mas todo o estado de Rondônia. Serão oferecidas cirurgias ortopédicas de alta complexidade, cirurgias gerais, como hérnias e vesículas, além de procedimentos como histerectomia e vasectomia.
Destaca-se que, apesar dos avanços realizados, as cirurgias ortopédicas mais complexas, os pacientes ficavam por vários dias internados aguardando regulação para outros hospitais, começarão a ser realizadas em Vilhena, eliminando a necessidade de deslocamento para cidades como Cacoal e Porto Velho.
Ao todo, mais de 300 tipos de procedimentos estarão disponíveis para a população, abrangendo áreas de cirurgias gerais, ortopédicas e uroginecológicas.
Desde o início de 2023, o mandatário do Munícipio de Vilhena, Flori Cordeiro, adotou o modelo moderno de gestão da Saúde, revolucionando a saúde do município.
O Hospital Regional Adamastor Teixeira de Oliveira passou a ter um contrato de gestão com a Santa Casa de Chavantes. “Esta mudança foi o ponto de partida para que projetos como o “Mais Saúde Rondônia” pudessem ser realizados no município.”, comenta o Secretário Wagner Wasczuk Borges.
O Secretário de Saúde, ainda, destacou: “Vilhena nunca havia elaborado um projeto dessa magnitude. Isso é reflexo de uma equipe técnica competente e comprometida que elaborou esse projeto em pouquíssimos dias.” Borges também ressaltou: “A parceria com o Governo do Estado tem sido fundamental para o avanço da saúde do estado de Rondônia, que avançou mais em um ano do que nos últimos dez.”
Ele acrescentou: “A organização do Hospital Regional Adamastor Teixeira de Oliveira, por meio do contrato de gestão com a Santa Casa de Chavantes, foi o start para que projetos como estes pudessem ser realizados, transformando a saúde e colocando a referência de saúde cada vez mais próxima do cidadão vilhenense.”
Kim Mansur, Secretário Executivo que também atuou na elaboração do projeto, comentou: “Realizamos um estudo aprofundado sobre as necessidades de saúde da população de Vilhena e do estado de Rondônia, identificando os principais gargalos que travavam o acesso. Além disso, analisamos as legislações pertinentes para garantir que todo o processo estivesse de acordo com as normas vigentes. Gostaria de parabenizar o trabalho das secretarias de saúde, tanto municipal quanto estadual, que não mediram esforços para a elaboração e aprovação deste projeto histórico para o estado de Rondônia.”
A lista completa de atendimentos pode ser consultada pela internet e conta, inclusive, com a execução de serviços de cirurgias oftalmológicas, cirurgia de ortopedia, cirurgias gerais, cirurgias em urologia, CPRE e procedimentos com finalidade diagnóstica (veja a lista completa no link https://rondonia.ro.gov.br/sesau/institucional/comissao-de-intergestores-bipartite-cib/).
Fonte: Governo de Rondônia