Prefeitura continua plantio de “floresta de ipês” na cidade: ação envolverá praças e avenidas
Arborização do município é realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Mais um ponto das marginais da BR-364 recebeu plantio de ipês da iniciativa “Vilhena Mais Verde” da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Ao todo a Prefeitura irá plantar mais de 600 mudas de árvores entre ipês, jambos e outras espécies nativas. Desta vez foi contemplada a rotatória próxima às avenidas Presidente Nasser e Marques Henrique.
“A cidade cresceu muito e a área arborizada precisa ser recuperada. Com essa iniciativa queremos diminuir a temperatura do microclima na zona urbana e também favorecer espaços de convivência em áreas verdes na cidade. Somos o Portal da Amazônia e faremos jus a esse apelido”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Rafael Maziero.
Nesta sexta-feira, 3 de dezembro, foram plantadas mais 68 mudas, algumas em substituição a plantas furtadas no local da primeira etapa. Foi feito ainda controle de pragas, manutenção básica para garantir a sobrevivência das plantas e perfuração de covas com apoio da Secretaria Municipal de Obras.
A intenção da Prefeitura é terminar esta etapa da floresta de ipês na semana que vem e começar o plantio de árvores na avenida Presidente Nasser e também em praças da cidade.
O projeto prevê o preenchimento das áreas verdes marginais à BR-364 no perímetro urbano com ação de longo prazo que poderá levar vários anos até estar concluída, com árvores de grande porte.
O Ipê é considerado árvore-símbolo do Brasil desde 1978, pela Lei federal nº 6.607, que comemora 43 anos neste mês.
Fonte: SEMCOM