Geral

Ação de combate à proliferação de caramujos pela Prefeitura acontece no dia 17

Transmissão de doenças será evitada com coleta de caramujos em toda a cidade

A proliferação de caramujos na cidade será combatida por uma ação conjunta de várias secretarias da Prefeitura de Vilhena neste dia 17 de setembro, das 7h às 12h. Em colaboração com a comunidade, a iniciativa visa estimular os moradores a coletarem os caramujos e levarem eles às escolas municipais para que a Prefeitura dê o destino apropriado.

O mutirão começa logo cedo pela manhã, às 7h e cobrirá vários bairros. A participação dos servidores, no entanto, é educativa: são os moradores os convocados a coletar os caramujos que estão dentro de suas residências e deixá-los numa escola municipal perto de sua casa. A Prefeitura terá, então, a responsabilidade de dar a eles a destinação correta.

Intitulada “Limpa Já!”, a campanha envolve a Secretaria de Meio Ambiente, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto, a Secretaria de Saúde e servidores de várias secretarias no apoio às atividades de divulgação e coleta.

A Prefeitura orienta que a captura dos caramujos deve ser feita sempre com luvas e que estes devem ser colocados em duas sacolas plásticas bem fechadas. Os cuidados são necessários para que não haja contaminação. Além disso não é recomendado pisar nos caramujos ou usar venenos, já que a maneira mais eficiente de eliminá-los é com sal ou com cal. Os caramujos não devem ser jogados em rios ou lixos, visto que isso apenas leva a infestação para outro local.

DOENÇAS – Com a chegada do período chuvoso, milhares de caramujos se espalharam pela cidade. O mais comum é o Achatina fulica, o famoso caramujo africano. Quando encontra-se infectado por um parasita pode transmitir 2 doenças diferentes: a estrongiloidíase e a meningite eosinofílica.

A meningite eosinofílica acontece quando o verme chega no sistema nervoso central inflamando as meninges que recobrem o cérebro. Já a estrongiloidíase causa intensa dor abdominal que pode ser confundida com apendicite.

A contaminação com as doenças causadas pelo caramujo podem acontecer ao entrar em contato direto com suas secreções, já que elas estão repletas de parasitas, ou comer alimentos contaminados com estas secreções.

Semcom

Facebook Comentários

Artigos Relacionados

Close