Geral

Polícia Militar entrega título de “Amigo do Batalhão” ao prefeito Eduardo Japonês

Entrega aconteceu durante comemoração de 30 anos do 3° BPM em Vilhena

O prefeito Eduardo Japonês recebeu o certificado de “Amigo do Terceiro Batalhão” durante a comemoração de 30 anos da instalação do 3° Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Vilhena. Após assinar o convênio com a Polícia Militar, desativado há vários anos, Japonês vem valorizando a atuação do BPM em Vilhena nas ações de trânsito, segurança e apoio às atividades da Prefeitura.

“Fico muito feliz em poder receber esse diploma e poder ajudar a corporação. É uma honra estar aqui comemorando mais um ano do batalhão e entregar diplomas para os cabos. Queremos trabalhar junto com a PM e com o Estado para garantir que nossa cidade continue sendo bem protegida e tenha a paz que todos desejam”, garantiu o prefeito Eduardo.

O coronel PM Paulo André, chefe da Coordenadoria Regional do Policiamento III, parabenizou a todos que estavam presentes e principalmente os formandos. Lembrou também da trajetória do batalhão até os dias de hoje, destacando a dedicação dos policiais militares do durante esses 30 anos.

No ato solene, que incluiu também a entrega de diplomas para os soldados PM que se graduaram para cabo PM, houve premiação para policiais que se destacaram em operações durante o ano.

HISTÓRIA – Em 1973 o aspirante a Oficial Caculakis e outros quatro policiais pertencentes à Guarda Territorial (GT) instalaram em Vilhena uma Delegacia Especial, localizada onde hoje funciona o Banco do Brasil, que tinha como área de responsabilidade a região do Cone Sul rondoniense até o município de Pontes e Lacerda, no Estado de Mato Grosso.

No ano de 1975, o 3º Sargento PM Marlúcio Rodrigues de Souza assume o comando do primeiro Destacamento Policial Militar na então Vila de Vilhena, ainda sem designação operacional.

Em 23 de novembro de 1977 a Vila de Vilhena é elevada à categoria de Município. Em 1980 já conta com um Pelotão Policial Militar e com um Grupamento de Polícia Militar Destacado de Colorado do Oeste. Em 1982 é ativado o 3º GP/ 3º PEL/3ª CIA/1º BPM, no então Distrito de Cerejeiras.

Em 03 de agosto de 1988, através do Decreto nº 3856, é ativado o 3º Batalhão de Polícia Militar, tendo como seu primeiro Comandante o então Major PM João Carlos Sinott Balbi. No mesmo ano, em 22 de outubro, o Comandante Geral da PMRO, Coronel PM João Maria Sobral De Carvalho, inaugura o 3º BPM, designando o título honorífico de “O Guardião do Portal da Amazônia”.

Em 26 de novembro de 1993, o 3º Batalhão de Polícia Militar recebeu a designação de “Batalhão Governador Jorge Teixeira de Oliveira”.

Atualmente a unidade é composta por equipes que atuam na Central de Monitoramento de Vilhena, Serviço Administrativo, Núcleo de Inteligência, Patrulha Escolar, Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO), Pelotão de Trânsito, Radiopatrulhas entre outros. São Policiais Militares que trabalham diuturnamente, em todas as localidades habitadas do 3º BPM para realizar a missão de executar segurança pública e proteger o cidadão, mesmo com o risco da própria vida.

O atual comandante é o Capitão PM Diego Batista Carvalho, tendo como Subcomandante o Capitão PM Carlos Carvalho Estrela Junior.

Semcom (com Assessoria BPM)

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)