Geral

Projeto de educação física nas escolas encerra com entrega de certificados

Iniciativas pioneiras visam melhorar qualidade das atividades físicas nas escolas

Dois projetos pilotos executados nos últimos sessenta dias pela Secretaria Municipal de Educação através do novo departamento de educação física nas escolas encerraram suas atividades neste ano na última semana. No entanto, em 2019 as atividades irão aumentar e mais estudantes poderão ser beneficiados.

 

O projeto nasceu quando o prefeito Eduardo Japonês convidou o professor Délcio Oliveira para compor a equipe da Secretaria de Educação, criando o departamento de Esporte Escolar pela primeira vez na história da Semed. “Inicialmente fizemos um levantamento nas escolas. Apesar da condição precária que já se arrasta há muitos anos dos espaços para desenvolvimento de atividades esportivas, realizamos dois projetos pilotos, ambos sem onerar o município e com potencial  transformador da nossa realidade”, contou o professor Délcio.

 

As atividades contaram com parcerias de faculdades que oferecem o curso de Educação Física em Vilhena. Após conhecerem o projeto “Educação Física nas Escolas”, 16 acadêmicos da Fimca, Claretiano e Unopar aderiram ao projeto. A noite de entrega de certificados foi marcada por muita emoção com relatos dos acadêmicos que cumpriram 40 horas de estágios em escolas da rede municipal integradas ao projeto.

 

Também receberam certificados da Secretaria de Educação, as professoras de zumba Jéssica Santos e Márcia Fachi, voluntárias no projeto “Movimente-se Já!”, que possibilitou atividades de zumba para a comunidade escolar de São Lourenço. Ao longo de sessenta dias, o projeto contemplou avaliação, com pesagem e medidas, de 40 pessoas e uma hora de atividade física por semana, ministrada pelas instrutoras.

 

“A certificação é mérito das instrutoras, visto que em uma iniciativa voluntária honraram um compromisso semanal, ao longo do primeiro ciclo do projeto. Eu mesmo estive com a equipe nesse projeto  que foi executado com êxito”, parabenizou o professor Clésio Costa, Secretário de Educação. As aulas de zumba tiveram como principal objetivo oferecer estímulos de hábitos saudáveis, prática de atividades físicas, além de interação junto à comunidade escolar.

 

Na ocasião o prefeito Eduardo Japonês se emocionou com os relatos dos acadêmicos. “Eles não só ensinaram, mas também aprenderam e com tão pouco fizeram muito às nossas crianças. Assumo o compromisso de mudar essa realidade que conheceram em nossas escolas, dar condição para que o projeto ‘Educação Física nas Escolas’ amplie e beneficie todos os nossos alunos a partir de 2019”, afirmou.

 

O departamento de Educação Física, é uma nova proposta na Semed, sendo coordenado pelo professor Délcio de Oliveira e Hevelin Moreira. Eles reiteraram a importância de desenvolver nas crianças o gosto e prazer pela prática de algum esporte desde as séries iniciais. Além disso, um dos objetivos do projeto é diminuir a ociosidade dos alunos, com atividades que estabelecem valores de respeito e disciplina.

 

Estiveram também no evento o professor Gilson Ferreira, assessor executivo do gabinete da Prefeitura, os vereadores Samir Ali e Wilson Tabalipa, bem como equipe da Secretaria de Educação, professores e gestores que prestigiaram os primeiros projetos de um departamento que vem somar na Secretaria Municipal de Educação.

Semcom

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)