PF e PM são mobilizadas em Vilhena após demarcação de terras motivar briga entre etnias indígenas
O juiz Dimis da Costa Braga esclareceu que a demarcação será feita pacificamente
Os indígenas da etnia sabanê estão apreensivos diante de um boato que surgiu neste fim de semana. Os cintas-largas estariam ameaçando entrar em confronto com eles devido a uma decisão da Justiça Federal que determinou à Funai a demarcação das terras dos sabanê no Parque Aripuanã, localizado em Vilhena.
LEIA AQUI a sentença na íntegra
Segundo mensagens transmitidas pelo WhatsApp, os cintas-largas estariam dispostos a expulsar o grupo rival e resistir à decisão judicial. No entanto, os sabanê já vivem na área pleiteada, a cerca de 70 km do centro de Vilhena, na Aldeia Sowaintê.
As lideranças dos Sabanê acionaram a Justiça Federal, que comunicou as supostas ameaças à Polícia Federal. O juiz Dimis da Costa Braga esclareceu que a demarcação será feita pacificamente, com base em critérios técnicos e antropológicos.
A FUNAI deverá constituir um grupo de trabalho para elaborar o Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação das terras dos povos indígenas Sabanê dentro de 60 dias (ENTENDA AQUI).
O Jornal Rota Policial News recebu um vídeo das viaturas da PF em deslocamento na BR-174, rumo a aldeia indígena.
Durante toda a tarde, várias viaturas da Polícia Militar, PATAMO e PF foram avistadas em alta velocidade e com sirenes ligadas no mesmo sentido, indo apoiar a operação.
Texto: Folha do Sul Online
Vídeo: Rota Policial News