Geral

Organização da Atenção Básica é discutida em grande evento de Planificação na cidade

Organização de farmácia e ações de farmacêuticos na rede básica foi discutida em oficinas

Durante dois dias de intenso estudo e debate, os profissionais de saúde da rede de atenção básica do município participaram de mais uma etapa dos seminários da Planificação da Atenção Básica. Profissionais de Vilhena ficaram entre os primeiros lugares na competição entre equipes realizada pelo evento.

Realizadas durante os dias 11 e 12, no auditório da Avec, as atividades envolveram discussões em sala sobre a distribuição e organização da farmácia na Atenção Básica, além de palestra com debate sobre logística, organização, planejamento e atribuições dos profissionais farmacêuticos dentro dos programas de saúde.

Participaram do evento profissionais de Vilhena, Cabixi, Cerejeiras, Colorado e Chupinguaia, bem como representantes de todos os municípios participantes na planificação. Os envolvidos também promoveram apresentações culturais com leitura de versos, cordéis e música para o encerramento, com direito a premiação para as apresentações.

MAPAS DE SAÚDE – Uma das atividades que chamou a atenção foi a atividade que exigiu dos participantes a elaboração de mapas de abrangência de cada unidade e equipe presente. Dentro dos itens necessários, como a estratificação de risco, os mapas foram avaliados pela organização.

Foi escolhida uma ACS (Agente Comunitária de Saúde) da UBS (Unidade Básica de Saúde) Afonso Mansur, a unidade laboratório da planificação, para ser receber homenagem de reconhecimento.

O QUE É A PLANIFICAÇÃO? –  A planificação é uma grande oficina de melhoramento para toda a rede básica de saúde. Em cada evento são discutidos e elaborados trabalhos para serem apresentados na próxima edição.

O conhecimento adquirido em cada etapa é colocado em prática e discutido subsequentemente entre os participantes. Um dos principais objetivos dos seminários é melhorar o acolhimento dos pacientes e a organização do serviço na Atenção Primária de Saúde de forma contínua.

Esta é uma atividade que envolve todos os profissionais da unidade desde colaborador da limpeza até o médico especialista. É também uma forma sensibilizar os gestores da importância real da Atenção Primária de Saúde para a diminuição de gastos com serviços de alto custo, visto que prevenindo o agravamento de doenças há também economia no Sistema Único de Saúde.

Semcom

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)