Janeiro Branco: SEMUS divulga programação voltada a saúde mental e emocional
Atividades terão início nesta quarta-feira e serão ampliadas até o dia 31
O primeiro mês do ano é marcado pela campanha do Janeiro Branco, um movimento que ocorre desde 2014 com o objetivo de promover uma cultura de cuidado mental e emocional, oferecendo informações e apoio para indivíduos, famílias, instituições e a comunidade em geral. Nesse contexto, a Prefeitura de Vilhena irá iniciar, a partir desta semana, uma série de atividades dedicadas a esse importante tema.
A programação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), começará nesta quarta-feira, dia 10, com a abertura da campanha na Câmara Municipal de Vereadores. O evento terá início às 8h da manhã com uma oficina de Saúde Mental destinada aos profissionais da área.
No período da tarde, as 14h, está prevista uma mesa redonda que abordará o tema “A Realidade da Saúde Mental no Município de Vilhena”. À noite, a partir das 19h, ocorrerá a cerimônia oficial com a presença de autoridades locais, seguida por uma palestra aberta ao público, que será ministrada pelo psicólogo Leonardo Abrahão, idealizador do Janeiro Branco.
Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ao longo de todo o mês, das 18h as 22h, serão realizadas rodas de conversa, oficinas de emoções para crianças, plantões psicológicos e atendimentos médicos de apoio. Essas atividades ocorrerão de maneira rotativa, de acordo com o cronograma a seguir:
11/01 – UBS Vitalina Gentil
16/01 – UBS Carlos Mazala
18/01 – UBS Industrial
23/01 – UBS Leonardo Alves
26/01 – UBS Setor 12
29/01 – UBS Afonso Mansur
31/01 – UBS Liro Hoesel
COMO BUSCAR AJUDA: Além de entender a importância de cuidar da saúde mental, é necessário também reconhecer quando é o momento adequado para procurar auxílio. Em Vilhena, a Semus recomenda que pessoas que não estejam se sentindo bem busquem atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
O Caps oferece atendimento a pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situação de crise ou em processo de reabilitação psicossocial. Além disso, a instituição proporciona atividades como psicoterapias individuais ou em grupo, oficinas terapêuticas, atividades artísticas, orientação e acompanhamento do uso de medicações.
Para obter mais informações, a unidade está localizada na Av. Marechal Rondon, nº 6380, ou pode ser contatada pelo telefone (69) 3322-1607.
Fonte: Semcom