Geral

Greve geral dos agentes penitenciários é suspensa em Rondônia, diz Singeperon

Sindicato afirma que agentes retornam aos postos no próximo fim de semana em todo o estado. Plano de carreira e realinhamento nos salários são demandas da categoria.

Foi suspensa a greve geral dos agentes penitenciários em Rondônia nesta sexta-feira, 15 de Março. A decisão foi confirmada pela manhã durante uma reunião entre a categoria em Porto Velho. Os trabalhadores se comprometeram a retomar os serviços no próximo fim de semana em todo o estado. Mesmo assim, os trabalhadores continuam em mobilização grevista, que começou no dia 18 de janeiro.

Segundo a presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Rondônia (Singeperon), Dahiane Gomes, os agentes decidiram suspender a paralisação após sugestão do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), mas reafirmaram a possibilidade de retomarem o movimento grevista, caso as demandas da categoria não sejam atendidas pelo governo estadual.

❝A classe entendeu que deveria suspender o movimento a pedido do presidente do TJ-RO, Walter Waltenberg. Nesse sentido, deliberaram e decidiram deixar a mim o poder de deflagrar a greve a qualquer momento, caso a gente não consiga avançar nas tratativas com o Estado❞, explicou Dahiane.

Ainda durante a reunião, os agentes penitenciários estipularam que o cumprimento do acordo na fase final por parte do estado deve ocorrer até abril deste ano.

A greve teve início após o sindicato alegar que o governo estadual vetou um acordo orçamentário que implantaria um plano de carreira, bem como o realinhamento nos salários.

Outra demanda da categoria é de que haja um agente para cada cinco presos nas unidades prisionais. Segundo o sindicato, o acordo orçamentário foi prometido por Coronel Marcos Rocha (PSL) enquanto ele atuava na Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), e vetado quando assumiu o governo de Rondônia.

❝O Estado enviou a proposta de que a implantação dos auxílios que já recebemos seria implantada no primeiro quadrimestre de 2019, ou seja, até abril❞, complementou a presidente do Singeperon, Dahiane Gomes.

Com a suspensão da greve geral, o Singeperon confirmou que os agentes retornam aos postos de trabalho já no próximo sábado (16) nas unidades prisionais de Porto Velho. Já nos municípios do interior do estado que aderiram ao movimento grevista, a previsão de retorno é no próximo domingo, 17 de Março.

Fonte: G1 Rondônia

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)