Geral

Comerciantes organizam abaixo-assinado contra dia de nova feira livre no centro da cidade; prefeitura explica

Feira do Produtor será realizada no local todos os sábados, das 14:00 às 22:00h

Na manhã do último domingo, 17, alguns comerciantes da feira livre realizada no centro de Vilhena, colhiam assinaturas para um abaixo-assinado destinado a convencer o prefeito Eduardo Japonês (PV), a mudar a data de um evento que deve começar em breve nas instalações usadas por eles.

Segundo informou uma das mulheres que organizavam o documento, o secretário municipal de Agricultura, Jair Dornelas, teria comunicado à categoria que o barracão e os boxes serão utilizados, todos os sábados, para uma nova feira do produtor, que irá das 14:00h às 22:00h.

Os manifestantes contrários ao evento alegam que, no local, todos os sábados dormem feirantes que vêm de Colorado do Oeste para vender seus produtos no dia seguinte. Eles também dizem que terão trabalho para organizar tudo, uma vez que a nova feira deixará muita sujeira às vésperas da que já acontece tradicionalmente ali todos os domingos.

O QUE DIZ A PREFEITURA
O secretário municipal de Agricultura, Jair Dornelas, explica que o espaço da feira não é adequado para pernoite. “Não podemos nos responsabilizar por pessoas dormindo no tempo, lá no barracão. Infelizmente, o local é inapropriado para qualquer pessoa passar a noite”, conta.

Jair lembra ainda que o objetivo da Feira do Produtor é diferente das feiras tradicionais. No evento que passará a acontecer todos os sábados, os produtos serão oriundos apenas de agricultores familiares.

“Quem quiser tomar seu caldo de cana e comer seu pastel na feira vai continuar procurando as feiras que já existem, porque esses e muitos outros produtos não serão permitidos na Feira do Produtor. É um evento a ser realizado apenas uma vez por semana, que não vai prejudicar ninguém, pois os produtores e a equipe da Semagri vão realizar a limpeza após o fim do evento. Tudo isso foi definido na reunião desse fim de semana”, garante.

Dos mais de 100 produtores presentes no evento deste sábado, 16, apenas oito deles se manifestaram contra os moldes da Feira do Produtor. Jair conta também que o dia e horário não foi mudado pois, além de ter sido discutido com os que vão participar, é único dia disponível para os produtores.

“Nosso foco é ter expositores que sejam agricultores familiares. Eles precisam da ajuda dos filhos, seja para organizar a exposição ou para ficar na propriedade durante o dia de feira. Durante a semana os filhos estudam e isso não seria possível. Como sábado o barracão está vazio, é o dia adequado para a feira não atrapalhar ninguém e viabilizar esse grande evento que vai atrair os supermercados, mercearias, lanchonetes, restaurantes e outros potenciais compradores de quem planta, colhe e vende em Vilhena”, completa.

Fonte: Folha do Sul

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)