Geral

3º BPM: Batalhão Governador Jorge Teixeira de Oliveira completa 30 anos

Em 26 de novembro de 1993, o 3º Batalhão de Polícia Militar recebeu a designação de "Batalhão Governador Jorge Teixeira de Oliveira".

O Batalhão Governador Jorge Teixeira de Oliveira (3º BPM), localizado no Cone Sul de Rondônia, com sede em Vilhena, completa 30 anos de inauguração na segunda-feira (22).

Uma formatura militar aconteceu na última sexta-feira (19) em comemoração à data, em que foram concedidos Diplomas de Amigos do 3º BPM a parceiros da unidade, Diploma da Medalha Mérito Batalhão Governador Jorge Teixeira a Policiais Militares do Batalhão, bem como à autoridades e personalidades civis.

Na solenidade tornaram-se públicos os Destaques Operacionais 2018 da unidade, assim como foram promovidos os concludentes do Curso de Formação de Cabos 2018, sendo o primeiro colocado, CB PM Jocimar Cagnini Paloschi, homenageado com uma placa pelo destaque.

Destaque Operacional

O surgimento do projeto “Destaque Operacional do 3º BPM” aconteceu em maio de 2017, no qual o 3º Batalhão de Polícia Militar instituiu que tal projeto foi elaborado com o propósito de premiar o Policial Militar que mais se destacasse em atividades operacionais na sede do 3º BPM durante o ano. Neste ano a modalidade aplicou-se a todas unidades policiais militares da região do Cone Sul do Estado.

Foram mensurados alguns quesitos como quantidade de armas apreendidas, foragidos presos e acidentes de trânsito atendidos no período de um ano. Além disso, durante 15 dias os próprios militares puderam eleger o título de Destaque Operacional. Ao final foi elaborado um ranking somando as pontuações obtidas nos quesitos operacionais e votação, chegando ao resultado final para a escolha do destaque no âmbito do 3º BPM.

O Policial Militar escolhido como primeiro colocado como Destaque Operacional de 2018 na sede com 1.189,5 pontos foi o Cabo PM João Felipe Thaines Moreira –  que será contemplado com algumas premiações como dispensas do serviço, elogio, diploma, bem como foto em uma galeria de honra no Batalhão e no site institucional da unidade. Além disso, foi ofertado por amigos do 3º BPM uma viagem de lazer em um hotel fazenda e parque aquático, com todas as despesas pagas para o militar e família.

Os outros destaques foram os policiais AL BM PM Huelito Almeida, da 1ª CIA; ST PM Erasmo Carlos Nogueira da Silva, de Nova Conquista; AL CB PM Bruno Vieira Lopes,  PTRAN; AL CB PM Ely Rodrigues Ferreira, do PCSv; AL CB PM, de Chupinguaia; AL SGT PM Edivaldo Serafim da Silva, de Novo Plano; CB PM Izaque José Bezerra Da Paixão, de Boa Esperança; AL CB PM Valdeci Santos Da Silva, de Guaporé; AL CB PM Luciano Joaquim Dos Santos, de Colorado do Oeste; 3º SGT PM Oziel Pereira Borges, de Cabixi; AL CB PM Claudemar Royer, de Cerejeiras; AL CB PM Adilson Volnei Gorczak, de Corumbiara e SD PM Samuel Diniz Torres, de Pimenteiras do Oeste.

Histórico do 3º BPM

Em 1973 o aspirante a Oficial Caculakis e outros quatro policiais pertencentes à Guarda Territorial (GT) instalaram em Vilhena uma Delegacia Especial, localizada onde hoje funciona o Banco do Brasil, que tinha como área de responsabilidade a região do Cone Sul rondoniense até o município de Pontes e Lacerda, no Estado de Mato Grosso.

No ano de 1975, o 3º Sargento PM Marlúcio Rodrigues de Souza assume o comando do primeiro Destacamento Policial Militar na então Vila de Vilhena, ainda sem designação operacional.

Em 23 de novembro de 1977 a Vila de Vilhena é elevada à categoria de Município. Em 1980 já conta com um Pelotão Policial Militar e com um Grupamento de Polícia Militar Destacado de Colorado do Oeste. Em 1982 é ativado o 3º GP/ 3º PEL/3ª CIA/1º BPM, no então Distrito de Cerejeiras.

Em 03 de agosto de 1988, através do Decreto nº 3856, é ativado o 3º Batalhão de Polícia Militar, tendo como seu primeiro Comandante o então Major PM João Carlos Sinott Balbi. No mesmo ano, em 22 de outubro, o Comandante Geral da PMRO, Coronel PM João Maria Sobral De Carvalho, inaugura o 3º BPM, designando o título honorífico de “O Guardião do Portal da Amazônia”.

Em 26 de novembro de 1993, o 3º Batalhão de Polícia Militar recebeu a designação de “Batalhão Governador Jorge Teixeira de Oliveira”.

Atualmente a unidade é composta por equipes que atuam na Central de Monitoramento de Vilhena, Serviço Administrativo, Núcleo de Inteligência, Patrulha Escolar, Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO), Pelotão de Trânsito, Radiopatrulhas entre outros. São Policiais Militares que trabalham diuturnamente, em todas as localidades habitadas do 3º BPM para realizar a missão de executar segurança pública e proteger o cidadão, mesmo com o risco da própria vida.

O atual comandante é o Capitão PM Diego Batista Carvalho, tendo como Subcomandante o Capitão PM Carlos Carvalho Estrela Junior.

Assessoria do 3º BPM

 

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)