Trânsito

Vídeo: Simulação de acidente com múltiplas vítimas impressiona vilhenenses, entenda os motivos:

Simulação foi uma parceria da faculdade UNESC com a escola Tiradentes e as instituições Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

As cenas dramáticas e cinematográficas impressionaram a população de Vilhena/RO, na avenida Major Amarante, região central da cidade e rendeu várias mensagens assustadoras nas redes sociais.

Apesar de assustadores e dramáticas, os fatos eram apenas uma simulação de um grave acidente de trânsito com múltiplas vítimas, entre elas, até uma fatal e uma criança.

Quem passava pela principal avenida da cidade levou um “baita” susto ao ver guarnições da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e corpos no chão sendo resgatados.

Entrevistado pelo jornal Rota Policial News, o consultor de negócios da Universidade UNESC, Juliano Andrade, explicou que a simulação é uma parceria da UNESC com a escola Tiradentes da Polícia Militar, bem como o 3ºBatalhão de Polícia Militar e 1º Sub Grupamento de Corpo de Bombeiros Militares em alusão ao “Maio Amarelo” de conscientização no trânsito.

“Os trabalhos foram para orientar e conscientizar a população quanto aos acidentes, bem como, ensinar aos presentes as técnicas do resgate em uma situação com múltiplas vítimas, tendo óbitos, pessoas feridas em proporções graves e mais leves. A simulação mostra toda a situação de um acidente em área de movimento, onde populares param para ver, ficam observando e tumultuam a área e desta forma, os socorristas precisam seguir os protocolos de isolamento de área e definição de como ocorrerá o  atendimento a essas vítimas. Pareceu real mesmo e isso nos deixa feliz, pois passamos a realidade de um caso assim e o esforço dos socorristas e Polícia Militar em situações chocantes como essas,” explicou.

Vários moradores que viram a simulação acreditaram que era um acidente real e divulgaram em redes sociais informações até destorcidas dos fatos, dizendo que “um bêbado havia atropelado várias pessoas na faixa de pedestres e tinham vários mortos”.

“Foi uma simulação mas fatos assim ocorrem na vida real. E como provoca pânico imagens como essa não é mesmo? Isso serve também para que as pessoas possam ter mais atenção e respeito no trânsito. Vidas são perdidas todos os dias no mundo pela imprudência, pela imperícia e outros fatores no trânsito. Vamos ter mais cuidado e atenção nas ruas e avenidas do país,” complementou Juliano.

A reportagem então checou toda a situação, capturou imagens e trouxe a real informação, que impressionou a cidade, com cenas cinematográficas e um cenário de terror.

Maio Amarelo:

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030.

Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos.

A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020. (Entenda)

Em casos de acidentes com traumas ou fatais, procure o escritório R.R Consultoria e assessoria e de entrada no seu DPVAT-Você pode ter direito a receber um valor especifico, o escritório trabalha com a parte administrativa e fica localizado na avenida Severo Gaudêncio Magalhães, sob o número 8317, no bairro Orleans, RO. Ou ligue para Roberta: (69) 98494-1934 e (69) 9 8107-9443** SEU DIREITO COM RESPEITO!

 

Tony Rota

Rota Policial News

 

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)