Geral

SEMUS capacita profissionais para expandir estratégias contra HIV, Sífilis e Hepatite em Vilhena

Certificações destacam esforços contra infecções sexualmente transmissíveis

Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) de Vilhena, através do secretário de saúde Wagner Wasczuk Borges, recebeu a visita da Agência de Vigilância em Saúde (AGEVISA) e do Núcleo de Vigilância às IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais para discutir sobre a certificação e o selo de boas práticas na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no município.

O encontro contou com a participação ativa dos profissionais da área, incluindo enfermeiros, farmacêuticos e técnicos da Atenção Primária (AP), Vigilância Epidemiológica, Laboratório Municipal, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Regional.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária, Patrícia Gomes, Vilhena tem se empenhado em ampliar as estratégias de prevenção estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS) contra HIV, Sífilis e Hepatite. Isso inclui a promoção da testagem rápida, a distribuição abrangente de preservativos para toda a população sexualmente ativa e a melhoria da qualidade do Pré-Natal, visando prevenir a transmissão vertical dessas infecções.

Atualmente, Vilhena possui a certificação de eliminação da transmissão vertical do HIV, que ocorre quando o vírus é transmitido da mãe para o bebê durante a gestação, parto ou durante a amamentação.

Além disso, o município também mantém o Selo Prata, conferido às localidades que demonstram excelência nas práticas para eliminar a transmissão vertical de Sífilis, sendo o único município de Rondônia a ter este selo no momento.

Patrícia destaca que a equipe está focada em obter o Selo Ouro para a eliminação da transmissão vertical do HIV e o Selo Prata para a erradicação das hepatites.

“A busca contínua por excelência nas práticas de prevenção das infecções reflete o comprometimento da equipe de saúde com a promoção da qualidade de vida da comunidade. A colaboração entre os diversos setores demonstra que, juntos, podemos alcançar resultados significativos”, disse.

Fonte: Assessoria

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)