Secretária destaca avanços na Educação de Chupinguaia: salas climatizadas e tecnologia melhorando ensino
“Escolas são infantis, mas parecem centros universitários”
O município é responsável por oferecer educação infantil até as séries finais do ensino fundamental. Em Chupinguaia, a Secretaria Municipal de Educação mantém em funcionamento oito escolas situadas nas áreas urbana e rural.
De acordo com a secretária, todas as escolas do município são climatizadas, dispõem de computadores e datashows e sistema de diários online, além de transporte escolar terceirizado na área rural.
De acordo com Maria Aparecida, há dois anos o município adotou o Sistema Positivo de Ensino. “O intuito era melhorar a qualidade do ensino, que já era boa, e esse sistema nos possibilitou trazer para a escola pública tecnologias de ensino empregadas em colégios privados”, pontuou a secretária, que disse ainda: “O município investiu nesse sistema que possibilita a capacitação dos professores pela empresa Positivo, que também fornece o material didático atualizado. Tivemos a adesão de 100% dos professores ao sistema”.
Maria Aparecida disse ainda que a Secretaria está realizando um trabalho de reestruturação em todas as escolas municipais no tocante a parte física, com novas pinturas, troca de cerâmicas, reparos e adequações no sistema elétrico, com vistas a instalação do projeto do Corpo de Bombeiros, exigência do Ministério Público.
No quesito segurança, a secretária citou o caso específico da escola Walter José Zanella, no distrito do Guaporé, às margens da BR-364, que irá receber um sistema de videomonitoramento e alarme. “A escola também contará com vigilantes”, apontou a secretária, revelando que a meta é que todas as unidades educacionais do município sejam beneficiadas com o sistema.
Maria Aparecida disse ainda que a Secretaria está com um processo de terceira dos servidos de limpeza. “Com a terceirização a gente vai cuidar da saúde do servidor e elevá-lo de cargo, aproveitando o grau de instrução de cada, já que temos servidores da limpeza que hoje já tem ensino superior”, pontuou a secretária que revelou ainda que em breve deve ser aberto concurso público para a contratação de professores.
Fonte: Folha do Sul