Secretária de Segurança afirma que LCP deixou fazenda invadida em Chupinguaia
SESDEC ainda continuará mantendo o patrulhamento no local para evitar novas invasões
Cerca de duas horas atrás, a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (SESDEC/RO) divulgou em suas redes sociais que os integrantes da Liga dos Camponeses Pobres (LCP), que ocupavam o Assentamento Manoel Ribeiro, nas terras da fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Chupinguaia, abandonaram o local.
De acordo com a secretaria, após perceberem que suas intenções de continuarem agindo na região vinha sendo impossibilitada devido a presença maciça da Polícia Militar, os posseiros decidiram abandonar o acampamento, tomando rumo ainda ignorado.
Ainda segundo a Sesdec, no último dia 14, os camponeses ainda realizaram uma tentativa se destruir toda a área da fazenda, que já se encontra muito prejudicada pelos atos de vandalismo provocados por eles, porém, a situação foi contida pelas forças segurança, que preendeu quatro integrantes da Liga, que tentaram contra a vida dos militares.
Mesmo com o abandono da área por parte dos posseiros, que como foi comprovado pela imprensa de Vilhena que visitou a área, eram totalmente hostis, a Sesdec ainda continuará mantendo o patrulhamento no local para evitar novas invasões.
A atitude de bater em retirada do local por parte dos camponeses coloca fim à tensão vivida pelos moradores de Chupinguaia e das propriedades rurais próximas, que temiam uma tragédia na área, que já foi palco de um dos piores massacres da história do Brasil.
Fonte: Folha do Sul Online