Geral

SAAE investe em compra e instalação de hidrômetros para evitar desperdício de água

Autarquia adquiriu cerca de 3 mil hidrômetros em 2018 para novas instalações e reparos

Em Vilhena, o Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE) está investindo na aquisição e instalação de hidrômetros. A medida, segundo o diretor da autarquia municipal, Maciel Wobeto, tem vários objetivos importantes, como diminuir o desperdício de água, estimular o consumo responsável, evitar as ligações clandestinas, amenizar as perdas no abastecimento e, consequentemente, aumentar a oferta de água para a população.

Análises recentes da autarquia na distribuição de água da cidade revelaram que o desperdício de água prejudica o abastecimento, pois alguns podem sofrer com a falta de pressão na água, visto que muitos estão usando mais água do que o necessário ao mesmo tempo. Além disso, esse comportamento de consumo excessivo força o sistema a produzir mais água, encarecendo o serviço. De acordo com o levantamento, a quantidade de água que é bombeada para a rede seria suficiente para abastecer três cidades do porte de Vilhena.

Para diminuir o problema, o Saae instalou e substituiu nos últimos seis meses 2,2 mil hidrômetros enquanto aguarda a chegada de mais 900 aparelhos, com investimento de R$ 76,5 mil. O material deve chegar ainda este mês.

O chefe de campo da autarquia, Milson Canhete, detalhou que para ser feita a instalação dos aparelhos são disponibilizados, em média, quatro servidores. “Dos 900 que estamos aguardando a chegada, cerca de 500 hidrômetros serão destinados para substituição de aparelhos danificados”, destacou, revelando que os danos causados por vândalos aos medidores são outro problema enfrentado pelo SAAE.

A autarquia informa que todos os hidrômetros adquiridos são de fabricantes certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia e Normalização) e têm laudo de verificação metrológica, garantindo segurança das informações que serão utilizadas como base de cálculo para cobrança das respectivas faturas de água.

Assessoria Saae

Facebook Comentários

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)