Geral

Rondônia tem a 2ª maior abstenção do país no primeiro turno; 27,81% dos eleitores não foram votar

Maior índice de abstenção entre as maiores cidades foi em Ariquemes, com 32,09%. Primeiro turno das eleições ocorreu no domingo (15).

Quase três em cada dez eleitores aptos a votar em Rondônia não foram às urnas no primeiro turno das eleições de domingo (15).

O índice ficou em 27,81% e é o segundo maior entre os estados, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, onde a abstenção foi de 28,08%.

Conforme os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre as maiores cidades de Rondônia, a que teve o maior percentual de eleitores ausentes nas sessões foram Ariquemes e Ji-Paraná, com 32,09% e 30,04%, respectivamente.

Já se levar em consideração todos os 52 municípios do estado, Cujubim (RO) fica com o destaque, com 34,52% de abstenção.

 A cidade está entre as cinco país com maior porcentagem de eleitores que não compareceram para votar.

O menor índice entre os maiores municípios é de Vilhena, onde a abstenção ficou em 26,93%. O total de eleitores ausentes em todo o estado foi de 331 mil.

Os eleitores que não puderam comparecer às urnas no primeiro turno devem justificar a ausência até o dia 14 de janeiro.

Os faltantes do segundo turno têm até 28 de janeiro para apresentar justificativa à Justiça Eleitoral. A justificativa pode ser feita pelo aplicativo E-título ou nas zonas eleitorais.

O eleitor que não justificar a ausência dentro do prazo estipulado pelo TSE terá que pagar multa para regularizar a situação.

Enquanto estiver em débito com a Justiça Eleitoral, ele não pode, por exemplo, tirar ou renovar passaporte, receber salário ou proventos de função em emprego público, prestar concurso público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo – entre outras consequências.

Aquele eleitor que não votar por três eleições seguidas, não justificar ou nem quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada.

A regra não vale para eleitores que não são obrigados a votar, como analfabetos, maiores de 16 e menores de 18, além de maiores de 70 anos.

https://youtu.be/X9AW_-XDKLA

Fonte: G1 RO

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)