Geral

Prefeito assina ordens de serviço para construção de dois poços na zona rural

Após 12 anos de espera, reivindicações de moradores serão atendidas

Os moradores de Nova Conquista e da Associação de Pequenos Produtores Rurais Nova Vida (Apronvida) receberam ótimas notícias do prefeito: Eduardo Japonês assinou ordens de serviço para a construção de dois poços, um em cada local. Esperadas há mais de 10 anos, as perfurações vão atender centenas de pessoas nas duas comunidades.

No sábado, os chacareiros de Nova Conquista comemoraram a obra. Em companhia do prefeito e dos vereadores Carlos Suchi, Wilson Tabalipa, Ronildo Macedo e da assessoria da vereadora Leninha do Povo, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) organizou o evento de assinatura da ordem de serviço para perfuração do poço semi-artesiano no distrito.

O recurso é fruto das emendas impositivas dos parlamentares Leninha, Suchi e Tabalipa. O restante do valor da obra será custeado pelas economias realizadas durante o ano pelo Saae.

Em Nova Conquista, o poço será de 100 metros de profundidade com 8 polegadas de diâmetro e será entregue ainda em abril. “Estamos reivindicando junto ao Departamento Nacional de Infraestruturas e Transportes (DNIT) a recuperação das estradas que liga o distrito à cidade. Temos muitas obras para a zona rural e essas são algumas delas, mas dependemos também do apoio do Estado e da União para realizar essas melhorias em boa parte das estradas que atendem os agricultores da cidade”, disse Japonês.

POÇO NA APRONVIDA – A Associação de Pequenos Produtores Rurais Nova Vida (Apronvida), localizada na área rural de Vilhena, às margens da BR-174, também receberá em breve um poço de iguais dimensões. A reunião na qual foi assinada a ordem de serviço contou com a presença de sitiantes, do prefeito, diretores do Saae e do empresário Elson Fagundes, da empresa Arroba Agronegócios, vencedora da licitação que vai executar a obra de perfuração do poço.

Segundo o presidente da Apronvida, Beno Scheuermann, o poço “é uma reivindicação antiga, já que há muito tempo a demanda de água não estava sendo suficiente para atender à necessidade dos moradores da região. Cerca de 70 famílias serão beneficiadas com a obra”.

O servidor de carreira Max Carvallho, encarregado pela parte técnica dos poços do SAAE, disse que a perfuração do poço de 8 polegadas e 100 metros de profundidade atingirá a capacidade de produção de 80 a 90 mil litros de água por hora, utilizando uma bomba de 25 Hp. A previsão de entrega é para o fim de abril.

“Atualmente o poço da associação é de 6 polegadas e possui cerca de 70 metros, atingindo em média de 30 a 35 mil litros de água por hora com uma bomba de 10 Hp, capacidade que no período da seca não supre a demanda de todos os moradores. Agora a água disponível será três vezes maior”, concluiu Max.

Ao final, o prefeito ouviu algumas reivindicações dos moradores e apresentou juntamente com o diretor do Saae, Maciel Wobeto, algumas alternativas para melhorar o abastecimento de água e diminuir o gasto excessivo com a energia elétrica dos poços.

Semcom

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)