PC e PM desmentem “Fake News” que relatava incêndio criminoso em veículo no Cidade Verde 4 em Vilhena
Página no Facebook inventou mentiras e preocupou moradores
As policias Civil e Militar tiveram de desmentir uma “Fake News” postada por uma página de notícias no Facebook, a qual sem apurar a realidade das informações divulgou uma matéria sobre o incêndio em veículo, afirmando que tratava-se de um ataque criminoso praticado por facções.
Além desta mentira, o jornalista que assinou a matéria “fake” falava sobre possíveis ataques que iriam ocorrer em Vilhena. No entanto, nem mesmo a polícia sabe de onde ele tirou tantas informações incorretas.
O incêndio em veículo ocorrido em um Fiat Pálio durante a madrugada desta sexta-feira, 17 de Janeiro, na verdade foi provocado por possível curto circuito e o motorista já foi até identificado pela Polícia Civil.
Através do grupo no WhatsApp onde a Polícia Civil envia as notas a imprensa, o delegado Fábio Campos desmentiu a informação do suposto jornalista responsável pela “fake” e classificou a situação como “Falsa notícia, totalmente irresponsável.”
Além da Polícia Civil repudiar a situação, a Polícia Militar emitiu nota à sociedade, veja na íntegra:
COMUNICADO À IMPRENSA
Referente a uma publicação que está sendo veiculada por um site de notícias local, onde relata atentados que teriam sido realizados por um grupo criminosos no município de Vilhena, bem como a circulação de áudios anunciando assassinatos, o comando do 3º Batalhão de Polícia Militar vem esclarecer que as informações não procedem e que o serviço de inteligência das forças de segurança está vigilante e rechaça tais informações veiculadas.
No tocante ao veículo incendiado, ficou claro no atendimento da ocorrência que se tratou de uma pane elétrica, e não houve nenhum relato sobre os fatos divulgados pelo site.
Atitudes como estas adotadas pelo site geram uma instabilidade na população e contribuem para uma sensação de insegurança.
As forças de segurança estão alertas a qualquer anormalidade e prontas para agir e garantir a paz e a tranquilidade no município de Vilhena.
Assessoria do 3BPM
Tais situações postadas pela página denominada “Vilhena Notícias” de nada ajudam a sociedade e apenas provocam pânico entre os moradores, fugindo totalmente da linha ética e profissional de um jornalista ou de um canal de notícias e é repudiante para toda imprensa rondoniense que uma página de notícias poste sem apurar os fatos, inverdades que só assustam a comunidade.
Redação
Rota Policial News