Pagamento com desconto do IPTU vai até 12 de abril, Semfaz atende por agendamento em horário ampliado Sexta-feira, 26 de março de 2021
Prazo limite para pagamento com desconto e parcelamento está próximo; veja normas e como consultar o pedido de isenção
A Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) segue com dois horários de funcionamento para melhor atender a população e ressalta que o prazo para o pagamento do IPTU de 2021 com descontos, vai até o próximo dia 12 de abril. Para ser atendido o contribuinte deve agendar via telefone, a medida visa evitar alto fluxo de pessoas, devido a alta de casos da pandemia do município.
“Devido à pandemia estendemos o prazo de pagamento para até 12 abril. Mas, para evitar também aglomerações é importante evitar deixar para os últimos dias. A Semfaz oferece a possibilidade de parcelamento em até oito vezes, ao mesmo tempo que há desconto à vista de 15% no predial e 10% no territorial. Além disso, há a possibilidade de isenção, conforme lei municipal”, lembra o prefeito Eduardo Japonês.
Para os contribuintes que queiram retirar o carnê do IPTU na Semfaz, é necessário realizar o agendamento através do telefone 3322-3887. Porém, caso o morador opte pela emissão do carnê pela internet, basta acessar o link www.bit.ly/emissaoiptuvilhena. Também é possível emitir o IPTU pelo site da Prefeitura de Vilhena (vilhena.ro.gov.br), indo até o ícone “Tributos”, na página inicial, abaixo da seção de notícias, à direita, e selecionando a opção “Débitos” no menu à esquerda, para então clicar no botão “Emissão de 2ª Via de Carnê”. Basta digitar o CPF e clicar no botão azul “Consultar” para os débitos aparecerem.
Jovino Lobaz, secretário municipal de Fazenda, lembra que as medidas adotadas pela secretaria visam a maior segurança do contribuinte e aponta mudanças para 2022. “O atendimento via agendamento foi feito para dar mais segurança para quem vem até a Prefeitura, evitando filas e o alto fluxo de pessoas devido à pandemia. Já para o próximo ano, os pagamentos do IPTU serão apenas on-line, mas para aqueles que não têm acesso à internet ou não estão familiarizados com a tecnologia, nós auxiliaremos aqui no Paço Municipal, como sempre foi feito”, relata o secretário de Fazenda.
Para os vilhenenses que vão requerer o pedido de isenção do IPTU deste ano, o prazo também é até o dia 12 de abril. O pedido segue conforme a lei municipal complementar n° 259, disponível no link bit.ly/souisentovha. Para obter o benefício, a Semfaz explica que são necessários os seguintes documentos: cópia do CPF e RG, cópia da certidão de nascimento ou óbito, cópia da escritura, cópia da primeira folha do carnê de IPTU atual, extrato do benefício social recebido (se for beneficiário da LOAS), comprovante de renda dos moradores da residência e comprovante de residência (conta de água ou luz). No entanto, não são alcançados pelos benefícios da lei os imóveis alugados, com empresas em atividade ou terrenos vagos.
REFIS – Contribuintes que possuem débitos do IPTU ou quaisquer outras dívidas com o município geradas até 31 de dezembro de 2020 podem se beneficiar da Regularização Fiscal de Contribuintes (Refis). O programa oferece possibilidades de descontos e parcelamentos de dívidas em até 24 vezes.
Para este pedido e os demais atendimentos, basta realizar o agendamento via telefone 3322-3887. Os horários de atendimento disponíveis vão de segunda a sexta-feira das 7h às 13h e das 15h às 17h. Para mais informações, ou em caso de dúvidas, a Semfaz lembra que pode respondê-las através pelo WhatsApp institucional, 3919-7011.
https://youtu.be/TWv00h6r7r4
Semcom