Policial

Um candidato morre e outros 20 passam mal durante testes de TAF do concurso da Polícia Militar de MS

Arthur Matheus Martins Rosa, de 25 anos, foi socorrido para um hospital de Campo Grande, mas não resistiu e morreu nesta sexta-feira (4). Concurso não será adiado e continua até o sábado (5).

Concurso para soldado da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) não será suspenso após a morte de Arthur Matheus Martins Rosa, de 25 anos.

O candidato passou mal durante o Teste de Aptidão Física (TAF), na quinta (3), e faleceu na manhã desta sexta-feira (4). Segundo empresa responsável pela realização das provas, Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) ao todo 20 pessoas precisaram receber atendimento médico em quatro dias de TAF.

Contudo, os atendimentos médicos não foram apenas na fase em que Arthur passou mal, que é a da corrida, mas ao longo do dia, que compreende também a dos abdominais. As provas continuam ao longo desta sexta, mas até o momento ninguém passou mal.

  • 31/7:1 atendimento;
  • 1/8: 4 atendimentos;
  • 2/8: 8 atendimentos;
  • 3/8: 7 atendimentos;

 

Arthur era natural de Goiânia (GO) e viajou para Campo Grande apenas para participar do exame. Conforme boletim de ocorrência registrado pelo irmão do candidato, um amigo de Arthur que também participou do TAF informou que os dois foram chamados para a corrida às 13h.

Segundo o meteorologista Natálio Abraão, neste horário a temperatura estava em 33ºC e a umidade relativa do ar, 21%. O especialista ainda reforçou que as condições climáticas de ontem foram as mesmas dos últimos 5 dias – temperaturas altas e tempo muito seco – e vão continuar até o sábado (5), último dia do TAF.

“Com a umidade relativa do ar nessas condições, a recomendação é que tem ingerir um copo de água a cada 30 minutos”, apontou o meteorologista.

 

  • às 13h: temperatura em 33ºC e umidade relativa do ar em 21%;
  • às14h: temperatura em 32,9ºC e umidade relativa do ar em 21%;
  • às 15h: temperatura em 33,1ºC e umidade relativa do ar em 21%;
  • às 16h: temperatura em 32,7ºC e umidade relativa do ar em 20%.

De acordo com a Idecan, a distribuição dos candidatos para correr no TAF é feito por ordem de chegada. Conforme informações da assessoria de imprensa, o portão se abre às 6h30 e quem prefere realizar o exame com o sol mais fraco, precisa chegar mais cedo. “Por isso, muitos chegam de madrugada”, alegou.

No entanto, a assessoria reforçou que montam uma estrutura com cadeiras, água e tendas que protegem os candidatos do sol. Mostrou ainda que duas ambulâncias fazem plantão no local da prova para socorrer as pessoas. Veja o vídeo abaixo.

Em nota, o Idecan relatou ainda que Arthur estava apto a realizar a prova e que passou por avaliação da Junta Médica da PM antes do TAF. Além disso, ressaltou que disponibilizou cronograma para a preparação dos candidatos, que deveriam percorrer 2,4 km em 12 minutos.

Em exame realizado no dia 27 de julho, em Goiânia, a médica Carolina Bezerra garantiu que Arthur estava em boas condições de saúde, “estando apto para realizar avaliação de capacidade física”, como prevê o atestado.

Idecan se pronunciou sobre o caso. — Foto: Divulgação

Idecan se pronunciou sobre o caso. — Foto: Divulgação

Como é feita a prova?

 

O TAF é a 4° fase do concurso da PM e ocorreu no Centro Poliesportivo da Vila Nasser, sob sol forte. As imagens mostram o desgaste dos participantes devido ao forte calor e baixa umidade do ar em Campo Grande.

No teste de aptidão física, os candidatos passam por três testes: elevação na barra fixa, 32 abdominais e corrida de 2.400 metros, que deve ser completada em até 12 minutos. Quem não completa qualquer um desses testes é reprovado.

O jornal conversou com um candidato, que prefere não ser identificado. “A prova não foi fácil, afinal estamos sendo treinados para ser policial. Infelizmente, temos que esperar o pior cenário. Ontem a umidade estava muito baixa, e por isso sempre tinha água disponível. Teve uma preocupação da organização com os participantes e tinham muitas pessoas participando.”

O TAF está sendo realizado entre os dias 2 e 5 de agosto em Campo Grande. O resultado deve ser publicado no dia 31 de agosto. O resultado final do concurso está previsto para sair em 2 de outubro.

Por meio de nota, a SAD lamentou a morte do candidato e disse que determinou que sejam tomadas as devidas providências para esclarecer o fato.

Veja a nota na íntegra:

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul lamenta profundamente o óbito ocorrido em decorrência do TAF (Teste de Aptidão Física) da prova da Polícia Militar, de um candidato de 25 anos oriundo do Estado de Goiás, e informa que já determinou que sejam tomadas as devidas providências para esclarecer o fato, com compromisso de apurar as possíveis negligências e responsabilidades.

Apesar de todo arcabouço legal que as provas de teste físico requerem, bem como todo cuidado e responsabilidade pela aplicação da mesma é necessário apuração célere que não deixe margens para novas tragédias, motivo pelo qual já iniciou uma apuração isenta e objetiva

O governo de MS se solidariza com familiares e amigos do candidato que teve seu sonho de ingressar nas forças de Segurança Pública interrompido, e prestará toda assistência necessária neste momento de luto.

Fonte: G1 MS

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)