Geral

Caos: pais passam a noite em frente a escolas em busca de vagas e alguns são assaltados em Vilhena

Duas mães foram assaltadas em frente à escola municipal durante a madrugada, enquanto esperavam a escola abrir para garantir uma vaga aos filhos

As escolas municipais da Secretaria de Educação de Vilhena/RO está com inscrições abertas para novos alunos na rede municipal de ensino; porém, o número de vagas é escasso por escolas.

Diante disto, desde o domingo, 07 de Janeiro, pais de alunos pernoitam nas ruas em frente as instituições de ensino e alguns, chegaram a tomar banho de chuva e serem alvos de assalto. As filas de espera tem sido imensas em grande parte das escolas municipais.

Centenas de pessoas, incluindo famílias que levaram os bebês junto por não ter com quem deixar, viraram a noite em frente as escolas municipais para conseguir fazer o cadastro para pleitear uma vaga para os filhos.

O sol recém tinha nascido, eram 06 horas da manhã e a fila já dobrava a esquina na escola Hermógenes Nogueira em Vilhena. O mesmo ocorreu nas demais escolas, como escola Cristo Rei, Ivete Brustolim e algumas creches. Todos em busca de vagas para creches e escolas de educação infantil para seus filhos e muitos, inclusive, com os filhos junto. O sacrifício tem sido grande. Boa parte virou a noite para garantir os primeiros lugares da fila.

Para garantir o segundo lugar na fila, Eliane Martins da Silva, que tem um filho de dois anos, precisou chegar à meia-noite de domingo.

Roubos foram registrados

Não bastasse o absurdo de terem de passar a noite fora de casa para pleitearem uma vaga aos filhos, algumas pessoas foram alvos de assaltantes na cidade.

Lucilena A. de Freitas, de 26 anos, e Lucimar A. Freitas de 38 anos, saíram de casa durante a madrugada para irem até a escola municipal Hermógenes Nogueira, localizada na avenida Vitória Régia (1.705), no bairro Jardim Primavera, no intuito de conseguirem vaga para que os filhos possam estudar neste ano.

Elas já sabiam que iriam ter de virar a madrugada em frente a escola, onde outros pais já se encontravam para garantirem lugar na fila e talvez, conseguissem vagas aos filhos; mas as duas mães de alunos, além desse transtorno, acabaram passando por momentos de terror ao serem assaltadas por um marginal.

“Eu e minha irmã já estávamos na esquina da escola Hermógenes, na avenida  1.705 próximo da escola onde iremos tentar fazer as matrículas de nossos os filhos, quando um homem de camiseta da cor vermelha, que estava segurando uma faca na mão nos abordou e disse que era um assalto. Ele disse que elas era para nós olharmos ele e nisso, ele roubou meu celular Samsung J2 e de minha irmã a carteira com os  documentos pessoais. Isso é um absurdo, a incompetência da Prefeitura faz com que sejamos vítimas de roubos,” disse uma das mães assaltadas.

A Polícia Militar chegou a realizar buscas, mas não encontrou o criminoso e lavrou uma ocorrência na Unidade Integrada de Segurança Pública (UNISP).

Mentiras da direção de escolas geraram mais desconforto

Algumas escolas nem chegaram a abrir os portões na hora que deveria ser aberta. Além disso, no sábado, a diretora de uma escola teria dado uma lista colocando disponíveis 50 vagas para novos alunos, sendo que 25 eram para o matutino e 25 para o vespertino.

Mesmo com a escola fechada durante o final de semana, já na manhã de hoje, a mesma diretora disse que eram apenas 20 vagas.

Durante a noite, a escola municipal Luiz Rover, mesmo com a chuva forte durante a noite, a direção da escola não abriu os portões para abrigar os pais. Os pais, entre eles, mulheres grávidas, obrigaram-se a pular os muros para buscar refúgio da forte chuva.

Até agora, a Secretária Municipal de Educação (SEMED) sequer emitiu nota comentando os absurdos da gestão e fatos registrados nesta noite.

Pais continuam desorientados, sem saber o que vão fazer para conseguirem que os filhos tenham o direito de estudarem. Direito este, previsto na Constituição; inclusive, é previsto o direito da criança estudar em uma escola próxima de sua casa.

A reportagem aguarda posicionamento da SEMED quanto aos absurdos registrados neste início de ano nas escolas e creches municipais da cidade de Vilhena.

CALENDÁRIO DE MATRÍCULAS DE NOVOS ALUNOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

EDUCAÇÃO INFANTIL**
Matrículas a partir de hoje (07/01/2019)
– Creche para crianças de 2 anos de idade – somente na Escola Professora Aparecida da Silva, localizada no Setor 23
– Crianças de 3 anos acima – demais escolas de Educação Infantil

ENSINO FUNDAMENTAL
Matrículas a partir do dia 08/01/2019 (terça)
– 6º ao 9º Ano – somente na Escola Cristo Rei, localizada no bairro Cristo Rei
– 1º ao 5º Ano – demais escolas de Ensino Fundamental

Documentos necessários
– Cópia de CPF, RG, tipagem sanguínea e cartão do SUS do (a) aluno (a);
– Cópia da carteira de vacinação (para alunos da Educação Infantil);
– Cópia do Histórico Escolar do (a) aluno (a) ou declaração de conclusão de ano letivo, emitida pela escola onde cursou o último ano, exceto para as matrículas iniciais.
– RG do pai ou mãe ou responsável

Horário de expediente no mês de janeiro/2019
Das 7h às 13h

 

 

Carlos Mont Serrate/Claudemir Sabino

Rota Policial News

Facebook Comentários

Artigos Relacionados

Close