Incêndio ao lado do aeroporto mobiliza bombeiros militares de plantão e de folga em Vilhena
Bombeiros militares de plantão e de folga se mobilizaram para atender ocorrência com apoio dos bombeiros aerodromos e caminhões pipa da prefeitura
Mais uma vez um incêndio de grandes proporções atingiu o terreno pertencente à Aeronautica, ao lado do aeroporto Brigadeiro Camarão, próximo da BR-174, na área rural de Vilhena.
Todos os anos, incêndios são registrados na localidade, tendo em vista que a aeronáutica não realiza as manutenções do terreno, que anualmente ficam cobertos pelo matagal e com isso, acabam dando trabalho aos bombeiros e prejudicando o meio ambiente.
Até hoje, a Aeronáutica em Vilhena não foi multada pelo crime ambiental ou sofreu medidas administrativas com o deveriam, em casos de terrenos cobertos de mato e mal cuidados na cidade.
Na noite desta terça-feira, 18 de Agosto, o fogo na área de vegetação (matagal) se espalhou rapidamente e tomou altas dimensões, chamando a atenção dos moradores da cidade, uma vez que a fumaça cobriu os céus do município e o fogo era visto de longe, deixando o rastro de destruição ao meio ambiente.
Com o fogo alto e colocando em risco o aeroporto e os hangares onde estão aviões, bem como, tanques de combustíveis que abastecem aeronaves, diversos bombeiros militares foram mobilizados para atender a ocorrência.
Caminhões ABTS de combate a incêndio e unidades de resgate do Corpo de Bombeiros Militares foram destinadas ao local, com a presença do efetivo de plantão e com bombeiros que estavam de folga.
As equipes dos bombeiros militares receberam ainda o apoio dos Bombeiros Aeródromos e de caminhões pipas da Prefeitura Municipal de Vilhena que se dividiram em várias frentes de trabalho, evitando que o fogo se alastrasse e chegasse ao aeroporto e aos hangares e tanques de combustíveis.
Bombeiros militares conseguiram evitar a morte de algumas cobras cascavéis e outros animais de pequeno porte, em um dos casos, com apoio da Polícia Militar resgataram uma cascavel. Um tatu conseguiu atravessar a rodovia e se livrar do fogo.
O incêndio teria sido de origem criminosa e em várias partes de um dos lados do terreno, no sentido Juína. Os bombeiros evitaram também que o fogo atravessasse para o outro lado da pista do aeroporto, evitando que o fogo se alastrasse e atingisse casas no bairro Barão do Melgaço III e o IFRO, que fica naquela localidade.
Ainda no final desta noite e nas próximas horas da madrugada, os bombeiros militares irão combater as chamas e evitar que o fogo se alastre.
Diversos moradores se dirigiram até a localidade para ver de perto às chamas e muitos deles, demonstraram indignação quanto ao abandono da área por parte da aeronautica na cidade, a quem pertence os terrenos mal cuidados.
https://youtu.be/Ww23FCuXgaQ
https://youtu.be/X9AW_-XDKLA
Carlos Mont Serrate/ Cássio Rauta/ Claudemir Sabino
Rota Policial News