Funcionários da Vanzin são flagrados praticando crime ambiental, jogando lixo na lateral de rua em Vilhena
Vídeo foi enviado para SEMMA e medidas cabíveis devem ser tomadas. Jornal abre espaço para que empresa se manifeste
Na manhã desta quinta-feira, 01 de Fevereiro, um motorista flagrou o momento em que dois funcionários estavam com um caminhão da Vanzin e devidamente uniformizados jogando lixo na lateral da via pública, nas proximidades da empresa Moura e Paz, em Vilhena/RO.
Segundo o motorista que flagrou a ação e fez um vídeo, os funcionários da empresa teriam dito que não era errado, pois não atrapalhava o trânsito. Os vídeos foram enviados pelo motorista em vários grupos de WhatsApp de Vilhena e viralizaram nas redes sociais.
Em contato com a empresa, que já apura o caso, fora verificado que foram retiradas do caminhão apenas terras, que não poluem o meio ambiente. A lona, segundo os funcionários, já estava lá e foi retirada por eles.
Lei Ambiental:
O descarte inadequado de lixo é proibido no Brasil desde 1954, pela Lei 2.312 de 3 de setembro, pelo Código Nacional da Saúde. Salientamos que de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), a prática de descarte irregular de lixo, pode levar à reclusão, detenção ou pagamento de multa. A penalidade varia conforme o tipo de dano causado pelo lançamento de resíduos (sólidos, líquidos ou gasosos), detritos ou óleos no ambiente.
Outros casos:
Em Vilhena/RO, várias pessoas descartam o lixo em terrenos baldios ou na rua de modo geral e são diversas as denúncias que são feitas diariamente. É preciso que a população tome ciência de que tais atos além de serem crimes, poluem o meio ambiente.
As denúncias podem ser feitas ao 190 da Polícia Militar ou na própria Secretária Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). O descarte de lixos que poluem o meio ambiente devem ser realizados de forma correta e em local próprio.
Redação
Rota Policial News