Filhote de onça puma se recupera após ser resgatada nas margens de rio em Rondônia
Segundo veterinárias, onça chegou ao hospital desidratada, pesando apenas 5kg, com muitas pulgas e carrapatos.
O filhote de onça puma que foi encontrado por um pescador às margens do Rio Guaporé, próximo ao município de São Miguel do Guaporé (RO) no último mês, se recupera e responde bem aos tratamentos em Ji-Paraná (RO).
Segundo as veterinárias responsáveis pelo animal, a onça deve ser encaminhada para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em Porto Velho quando for capaz de receber alta.
Depois do tratamento, o desafio será reintroduzir o animal na floresta, pois como a onça ainda é um filhote, ela dependia da mãe para aprender a caçar.
O resgate
O resgate aconteceu na noite de 26 de agosto quando um pescador encontrou o filhote sozinho e muito debilitado, por isso acionou o Corpo de Bombeiros.
Os agentes que atenderam o caso são de Ji-Paraná (RO), uma cidade localizada a 140 km de distância de São Miguel.
Momentos depois, o animal foi encaminhado para um hospital veterinário de Ji-Paraná, onde iniciou os tratamentos.
De acordo com a equipe médica, a onça deve ter entre seis a oito meses de idade e chegou ao hospital desidratada, pesando apenas 5kg, com muitas pulgas e carrapatos. Além disso estava muito estressada e com dificuldades em aceitar alimentos.
Na época, os veterinários continuaram a oferecer alimento e o vídeo abaixo mostra uma das tentativas que deu certo. Atualmente ela já se alimenta bem. Veja o Vídeo em G1 Rondônia.
Fonte: G1 Rondônia