Em Vilhena, sede do CREA é atacada por vândalos na madrugada e PM é acionada
Entidade emitiu nota e acionou a polícia; imagens de câmeras serão analisadas
Nas primeiras horas de domingo, 20 de Outubro, a sede do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) foi alvo de vandalismo em Vilhena.
O órgão de classe, que fica no bairro Jardim América, nas proximidades da prefeitura, teve aparelhos e veículo depredados, além de muitos de seus arquivos incendiados.
O ataque teria acontecido entre as 5:30h e as 6:00h do domingo, 20, e o crime já foi registrado na Polícia Civil. Após uma perícia feita nas dependências da entidade, imagens de câmeras de monitoramento instaladas nas proximidades serão analisadas e poderão revelar quem são os autores da selvageria.
O prédio do CREA só não foi reduzido a cinzas pelo fogo ateado aparentemente de propósito porque o gerente de convênios da instituição passou por acaso no local, onde capacetes usados para fazer vistorias de obras, além de outros materiais, já estavam em chamas.
Ainda não está clara a motivação do vandalismo, mas existem suspeitas de que pessoas ou empresas alvos de fiscalizações do CREA, capazes de afetar financiamentos e até levar a punições inclusive contra órgãos públicos, podem estar por trás do episódio.
Diante do episódio, o CREA emitiu a seguinte NOTA DE REPÚDIO:
O CREA-RO, por meio de seu presidente, Eng. Edison Rigoli, repudia veementemente os atos de vandalismo e depredação ocorridos na manhã deste domingo (20/10) na inspetoria do CREA-RO em Vilhena. É inaceitável que um órgão público, que serve à sociedade e aos profissionais da engenharia, agronomia e geociências, seja alvo de invasões e destruição.
Os indivíduos responsáveis quebraram os vidros das janelas com pedras, tocaram fogo nos arquivos e depredaram o veículo oficial da instituição, danificando o vidro da frente, além de subirem em cima do carro. Para agravar a situação, uma TV foi retirada do local e encontrada nas proximidades da inspetoria.
O CREA-RO está acompanhando o caso desde o início e tomará todas as providências legais necessárias para que os responsáveis sejam identificados e punidos.
Atos como esses não apenas causam danos materiais, mas também ferem a integridade de uma instituição que trabalha em prol do desenvolvimento profissional e social.
Reiteramos nosso compromisso com a segurança e a integridade de nossas instalações e profissionais. Acreditamos na importância de um diálogo construtivo e no respeito às instituições, fundamentais para o progresso da nossa sociedade.
CREA-RO
Vilhena, 20 de outubro 2024
Fonte: Folha do Sul Online