Em três anos Geraldo da Rondônia apresentou 50 matérias, Jesuíno Boabaid mais de mil
Basta fazer um pequeno comparativo entre eles no mapeamento disponibilizado no site da ALE/RO
Em quase três anos de exercício de seu segundo mandato, Geraldo da Rondônia, pouco fez como legislador. Porém, protagonizou deprimentes cenas de ataques de fúria contra diversas pessoas em várias cidades do Estado, entre elas, uma dançarina que afirma ter levado um tapa de Geraldo e um segurança que alegou ser ameaçado por arma de fogo.
Com a saída de Geraldo da Rondônia, a vaga fica com o primeiro suplente de deputado estadual Jesuíno Boabaid, que exerceu o mandato entre os anos de 2015 e 2019, considerado um dos parlamentares mais atuantes da história do Legislativo.
Para ter noção da diferença da produtividade legislativa entre Geraldo da Rondônia e Jesuíno Boabaid basta fazer um pequeno comparativo entre eles no mapeamento disponibilizado no site da ALE/RO.
Em todo o ano de 2020, o deputado Geraldo da Rondônia apresentou quatro matérias, sendo apenas um Projeto de Lei denominando o Aeroporto da cidade de Ariquemes.
Em todo período que exerceu o segundo mandato, Geraldo apresentou 50 matérias entre projetos, indicações e outras medidas parlamentares.
Geraldo da Rondônia não apresentou qualquer matéria nesse ano de 2021.
Já o ex-deputado Jesuíno Bobaid, que pode assumir a cadeira de Geraldo a qualquer momento apresentou em seu mandato 1.123 matérias ao poder legislativo, PEC’s, Projetos de Lei, Indicações, Requerimentos e diversas pautas que até hoje estão promulgadas, isso além da assiduidade, já que Jesuíno não faltou sequer uma sessão durante quatro anos à frente do mandato.
Esses dados mostram que a troca que está para acontecer será positiva para Rondônia e para o Legislativo, já que a diferença de qualidade entre ambos os legisladores fica bem nítida.
A cassação do diploma eleitoral do deputado estadual Geraldo da Rondônia pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE/RO nesta última quinta-feira (19) sacramentou mais uma condenação na ficha do parlamentar e agora a perda do mandato é apenas questão de tempo, seja pela Justiça ou pelo próprio Conselho de Ética da Casa.
De acordo com o entendimento dos seis juízes eleitorais do TRE/RO, Geraldo da Rondônia cometeu fraude nas eleições de 2018, utilizando grandes somas em dinheiro sem declarar para as autoridades fiscais.
Geraldo da Rondônia também é condenado em última instância pela Justiça comum por sonegação de imposto.
Resta aguardar o posicionamento do Conselho de Ética da ALE/RO em reunião que deve acontecer na próxima semana onde deve ser apresentado o relatório do processo de cassação de seu mandato.
Fonte:JH Notícias