Geral

Ecocardiograma funcionando: após adequações de sala, aparelho passa a atender público interno

Pacientes externos ao Hospital devem agendar seu exame na Central de Regulação

Após a sala que receberia o aparelho de ecocardiograma ser preparada, o equipamento entrou em funcionamento nesta segunda-feira, dia 22. Junto do vereador Rogério Golfetto, o prefeito Eduardo Japonês anunciou o início dos atendimentos no Hospital Regional de Vilhena (HRV) em visita à unidade ontem. O aparelho servirá para atendimento aos internos do hospital e todos aqueles que desejarem realizar exames de ecocardiograma devem procurar a Central de Regulação para agendamento.

“Estamos trabalhando com seriedade. Infelizmente no setor público as coisas andam devagar, às vezes. É preciso compreensão. Agradeço ao deputado Lebrão e ao vereador Golfetto por lutarem pelo funcionamento do aparelho. Quem é parceiro da Saúde de Vilhena é também meu parceiro”, garante o prefeito Eduardo Japonês.

Antes da instalação do aparelho, os pacientes precisavam se deslocar até Porto Velho para realizar o exame. “Nós resolvemos interferir junto ao deputado Lebrão, que prontamente colocou a emenda de R$ 125 mil para adquirir o aparelho. Quero agradecer ao prefeito Eduardo Japonês, porque teve a contrapartida da Prefeitura e sem ela o aparelho não estaria aqui. Foi feito o mais célere possível esse empenho e agora o equipamento vai poder atender a comunidade que tanto precisa”, disse o vereador Rogério Golfetto.

O aparelho estava no almoxarifado da Prefeitura desde o fim de fevereiro, enquanto a sala que o receberia passava por adequações. “Conforme anunciamos que aconteceria há alguns dias, o local foi reformado, pintado, adaptado e recebeu mobílias novas como maca e outros móveis. Além disso, instalamos computador e impressora. Agora poderemos atender a população e evitar que as pessoas precisem se deslocar até a capital”, explica o secretário de Saúde, Afonso Emerick.

O EXAME – O ecocardiograma dura de 15 a 20 minutos. Basta a pessoa deitar na maca de barriga para cima ou sobre o lado esquerdo do corpo. Sem blusa ou camisa, o paciente recebe um pouco de gel sobre o tórax. O médico desliza o leitor de ultrassom, que gera imagens para um computador de vários ângulos diferentes.

É um exame que serve para avaliar, em tempo real, algumas características do coração, como tamanho, forma das válvulas, espessura do músculo e a capacidade de funcionamento do coração, além do fluxo sanguíneo. Esse exame também permite ver o estado dos grandes vasos do coração, artéria pulmonar e aorta, no momento em que está sendo realizado.

Semcom

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)