Dois aviões caíram em 10 dias e quatro pessoas morreram em RO; CENIPA investiga acidentes
Primeiro acidente aéreo foi no dia 20 de julho, em Alta Floresta. No dia 29, bimotor caiu com pai e filho e Vilhena.
Em um período de menos de dez dias, dois aviões de pequeno porte caíram em Rondônia e provocaram a morte de quatro pessoas.
O primeiro acidente foi no dia 20 de julho, quando um monomotor caiu na zona rural de Alta Floresta D’Oeste. O proprietário do avião, identificado como Samuel Gonçalves de Castro, e um pedreiro, conhecido como Josias, morreram no acidente.
Já no dia 29 de julho, último sábado, um bimotor caiu na zona rural em Vilhena (RO), próximo da divisa com o Mato Grosso, e matou o pecuarista e piloto Garon Maia Filho e seu filho, Francisco Veronezi Maia, de apenas 11 anos.
Os dois acidentes aeronáuticos estão sendo investigados pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira.
Segundo o Cenipa, a apuração não trabalha com “causa” de acidente, mas com fatores contribuintes para a queda das aeronaves, em um processo que visa prevenir novos acidentes aéreos.
Para confirmar os fatores que podem ter contribuído para a queda dos dois aviões, os investigadores adota algumas ações, como fazer uma perícia nos destroços do avião, ouvir testemunhas da decolagem e pouso. A recuperação de documentos, dados de inspeções técnicas e de manutenção e qualidade do combustível também são periciados.
Ainda de acordo com o CENIPA, a investigação desses dois acidentes não busca apontar ‘culpados’.
‘Perfis dos aviões’
Embora sejam aeronaves ‘leves’, os dois aviões que caíram no estado têm características diferentes: um é bimotor, enquanto o outro é monomotor.
O avião monomotor é uma dotado de um único motor, enquanto o bimotor tem dois. Em suma, o bimotor que caiu com Garon e o filho é considerado mais seguro que o monomotor, em todas as situações.
Dados técnicos dos aviões que caíram em Rondônia
Monomotor | Bimotor | |
Prefixo | PU-FFF | PR-ITE |
Fabricante | Flyer | Hawker Beechcraft |
Ano | 2005 | 2011 |
Modelo | Pelican 500 | G58 |
Classe | 1 motor convencional | 2 motores convencionais |
N° máximo de passageiros | 1 | 5 |
Peso máximo decolagem | 600 kg | 2.495 kg |
Tipo de voo permitido | Diurno | Diurno e noturno |