Corpo de metalúrgico de 32 anos é encontrado em residência do bairro São José em Vilhena/RO
POLITEC realizou perícia criminal no local e Polícia Militar registrou o triste episódio
A comunidade de Vilhena, em Rondônia, ficou chocada com a notícia do corpo encontrado do metalurgico Gleiciano Aparecido Santana Camargo, de apenas 32 anos.
O fato ocorreu na noite de terça-feira, dia 06 de junho, na casa dele, localizada próxima ao colégio Ronaldo Aragão, no bairro São José.
A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência de corpo encontrado e ao chegarem no endereço, juntamente com uma equipe do Corpo de Bombeiros Militares constataram toda a situação, isolando a área para realização dos trabalhos periciais da POLITEC.
Infelizmente, o corpo apresentava sinais de violência, o que indica que a morte foi violenta e pode ter sido resultado de um crime contra a própria vida. O fato causou grande comoção na população local, que cobra por medidas no combate a depressão e a ansiedade.
Gleiciano havia se separado recentemente de sua esposa, o que teria contribuído para que ele entrasse em depressão.
Além disso, também é suposto que ele tivesse um vício em entorpecentes, o que pode ter agravado ainda mais a sua condição mental.
Diante desse triste acontecimento, a Polícia Civil está investigando o caso e aguarda o laudo da perícia criminal da Polícia Técnico-Científica (POLITEC) para dar sequência as diligências em prol de descobrir a real motivação do episódio trágico.
O corpo foi liberado para funerária local e ainda deve passar por exames de necropsia por parte do Instituto Médico Legal (IML) para ser de fato, liberado para velório e sepultamento.
A família e amigos do jovem manifestaram grande tristeza e consternação, e pedem que sejam tomadas medidas para garantir a segurança emocional da população local, com maiores investimentos nos atendimentos psico-sociais.
Este é um triste lembrete de que a depressão ainda é um problema real e presentes em muitas comunidades no Brasil e ao redor do mundo.
É importante que as autoridades trabalhem para garantir segurança e proteção aos cidadãos, e que hajam maiores investimentos nos setores de atenção de saúde mentalo. A reportagem lamenta o episódio e externa os sentimentos a família elutada.
Depressão: conheça formas alternativas de tratamento:
Existem várias alternativas que podem te auxiliar no tratamento da depressão. Confira a seguir algumas delas clicando aqui!
Você lida com sintomas de depressão? Nem sempre a vida nos leva por caminhos fáceis, e aceitar a condição do estado depressivo é desafiador.
Contudo, quando entendemos que a depressão é uma doença mental e precisa ser tratada do ponto de vista psicológico, psiquiátrico e fisiológico, aumentam as chances de recuperação . Você compreende a depressão dessa forma?
Vamos então discutir um pouco mais sobre a doença nesse artigo e te mostrar algumas alternativas de tratamento da depressão. Confira:
Combate à depressão
Será que é possível combater a depressão sozinho? Será que a tristeza é um sentimento passageiro?
Quando falamos de depressão, infelizmente, não é assim que funciona. Sentimentos como apatia, desespero ou desesperança são constantes e profundos, gerando outros desafios. Muitas vezes, uma pessoa em estado depressivo passa a viver de maneira pesada e negativa, e não consegue desempenhar atividades físicas, sociais e profissionais por não ter energia.
É preciso ajuda psicológica ou até mesmo psiquiátrica para conseguir superar os sentimentos e as atitudes consequentes. A psicoterapia pode realmente ajudar a restabelecer o bem-estar mental, despertando a consciência da capacidade da autocura do paciente.
Mas, existem também outras alternativas complementares de tratamento da depressão. Algumas até bem fáceis de serem praticadas em casa, com amigos ou sozinho(a) nos seus momentos livres. Veja só:
Tratamentos complementares
Antes de mais nada, é preciso entender que corpo e mente estão diretamente interligados. Existe uma expressão em latim que diz “mens sana in corpore sano” que significa “mente sã em corpo são” e que exemplifica muito bem tudo isso.
Ou seja, práticas que beneficiam o seu corpo físico também são grandes aliadas no tratamento dos transtornos psicológicos. As mudanças de rotina são essenciais para haver transformações, seja no campo físico ou mental.
Cada modificação feita a fim de um estilo de vida saudável colabora para a cura da depressão. Assim, atividades fora de casa, viagens ou algo que simplesmente mude a sua rotina trará muito mais ânimo e bom humor.
Uma atividade física, por exemplo, é um remédio incrível para os transtornos mentais. Isso porque, quando você mantém seu corpo em movimento estimula a produção natural em nosso organismo de:
- Endorfina: hormônio da sensação de bem-estar
- Dopamina: hormônio motivador, auxilia o equilíbrio do cérebro;
- Serotonina: hormônio da sensação de alegria e tranquilidade.
Sair com seus amigos e familiares contribui para evitar o isolamento comum da depressão, com os cuidados necessários, claro. Muitas vezes, em quadros depressivos, é normal que as pessoas evitem socialização por estarem em constante falta de energia – o que gera ainda mais desânimo e tristeza.
Meditar também é maravilhoso para a promoção do seu bem-estar e para combater pensamentos negativos. Na depressão, as pessoas tendem a se conectar com sentimentos e pensamentos difíceis . Meditar ajuda a organizar esses sentimentos confusos e clarear a mente.
Realizar alguma atividade que você goste, como um hobby, é também uma forma integrativa de tratar a depressão. Você estará focando sua mente em algo produtivo e ainda estará fazendo algo que é gostoso para você.
Aproximar-se da natureza também é uma ótima alternativa. Busque por oportunidade de passear ao ar livre, fazer jardinagem, caminhar pelos parques da cidade, enfim. A prática desperta bons sentimentos e alivia o estresse.
Ter um animal de estimação, também auxilia em muito no combate a depressão, seja um gato, um cachorro, um pássaro, entre outros; pois ele te dará uma nova visão e se mostrará contente com sua presença.
O psicólogo é o profissional que te ajudará através de reflexões e questionamentos, a entender certas questões que afligem sua vida de forma negativa, mas para isso a escolha do profissional certo e capacitado faz toda diferença, é necessário que o paciente tenha um primeiro contato para sanar suas duvidas e definir se de fato o escolhido é o mais indicado.
Disque 188 oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio . O Centro de Valorização da Vida (CVV) promove apoio emocional e prevenção do suicídio, com atendimentos gratuitos a qualquer pessoa.
O centro garante sigilo total e atende por telefone, e-mail e chat 24 horas por dia, nos sete dias da semana, pelo telefone 188. Confira mais informações e outros números de emergência no quadro “Dedo de Prosa”, da Rádio Senado. Ou acesse o site do CVV.
Redação-Tony Rota/Agência Senado
Rota Policial News