Geral

Reintegração em fazenda ocupada por camponeses em Chupinguaia é suspensa pela Justiça

Grupo invadiu a fazenda em 2020 e ocupa área da reserva legal da propriedade. Juiz indicou ao governador um pedido de apoio da Força Nacional de Segurança Pública.

A Justiça de Rondônia suspendeu na segunda-feira, 12 de Abril, a ordem de reintegração de posse da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Chupinguaia (RO), no Cone Sul do estado.

A decisão judicial anterior dava o prazo de 29 de junho para desocupação voluntária dos invasores antes do cumprimento da ordem.

Para a decisão, o juiz Roberto Gil de Oliveira considerou um relatório da Secretaria de Segurança (Sesdec) que descreve o histórico da invasão da área.

No documento, ele também cita a sugestão de suscitação de deslocamento da causa para a Justiça Federal.

Nesta terça-feira (13) o magistrado analisou a informação da polícia quanto a “impossibilidade de continuar com o número de policiais na área, sem prejuízo do respectivo efetivo em suas localidades”, além do altos gastos da operação e desgaste da tropa.

A PM afirmou ainda que a retirada da tropa pode piorar o conflito e aumentar a insegurança na área.

Diante disso, ele determinou que o governador seja oficiado para requisitar apoio da Força Nacional de Segurança Pública para garantia da ordem na região.

Gil reforçou que a tropa nacional não terá atribuição de negociação, ao menos até a decisão do Tribunal de Justiça sobre a competência do processo.

A área da fazenda é alvo de uma disputa desde 2020, quando ladrões integrantes da Liga dos Camponeses Pobres tomaram a área de reserva legal e passaram a reivindicar a propriedade. Tais marginais são acostumados a provocar desordem no país devido as leis fracas e brandas.

Fonte: G1 RO

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)