Geral

Colégios Militares poderão contar com cursos técnicos profissionalizantes

A proposta foi levada hoje, 3, ao comandante-geral da Polícia Militar coronel PM Alexandre Almeida, pela diretora do Idep – Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia, Adir Josefa, em audiência no Quartel do Comando Geral da PM, em Porto Velho.

Foram repassadas as informações sobre os cursos técnicos profissionalizantes aos alunos do ensino fundamental e médio dos Colégios Tiradentes.

Estiveram presentes o subcomandante-geral da Polícia Militar coronel Plínio Sergio, o chefe do Estado Maior, coronel Costa, o gerente de ensino do Idep Helder Cavalcanti e a diretora da Escola Técnica Silvana Ventura.

Para o coronel PM Almeida a proposta é expressiva e vai envia-la a Coordenadoria de Educação da Polícia Militar para análises e junto a Secretaria de Estado da Educação, buscar um parecer sobre a proposta oferecida pelo Idep.

Este modelo de ensino que perdurou muito tempo na educação brasileira faz com que o jovem ao concluir o ensino médio e mesmo antes, o fundamental, tenha uma profissão para atuar no mercado de trabalho, não ficando ocioso e assim, agregando mais renda a família.

“Será excelente realizarmos uma formação concomitante, que abrirá um leque de opções de trabalho aos nossos alunos, que estão no ensino médio e prestes a conhecer o mercado de trabalho.

A formação técnica será de acordo com a cultura de onde está localizada a Escola, sendo de uma capilaridade social excelente”, disse o coronel PM Almeida.

De acordo com a diretora do Idep o Plano Estratégico do governador coronel Marcos Rocha, 2019-2023 em seus sete eixos temáticos: gestão e estratégia, saúde, segurança, educação, cidadania, desenvolvimento econômico e meio ambiente e desenvolvimento territorial.

Foram definidas estratégicos de atendimento aos anseios populares. A educação é fator importante para a consolidação da melhoria na qualidade de vida dos jovens, a exemplo do que vem sendo feito nas escolas profissionalizantes de Rondônia.

Buscando informações junto ao plano de expansão da Educação Profissional, já tivemos avanços significativos com a melhoria das estruturas das Escolas, a transformação de Escolas estaduais em Militares.

Dentro deste entendimento, temos os desafios de apresentar uma melhoria da qualidade do Ensino a preparação do cidadão rondoniense para o mercado de trabalho por meio de uma educação profissionalizante voltada para as necessidades profissionais e geográficas no Estado. Ou seja, cada região terá o curso profissionalizante que se identifica com a demanda local.

Fotos: Decom

Texto: jornalista Lenilson Guedes

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)