Geral

IPTU online: veja passo-a-passo para emitir seu carnê pelo site da Prefeitura

Vencimento é dia 17 de junho e pagamento pode ser feito em 3 parcelas ou com 10% de desconto à vista: faça o download do guia

A Prefeitura de Vilhena divulgou nesta quarta-feira um passo-a-passo simplificado para emissão do carnê de IPTU pela internet. Apesar de todas as residências estarem programadas para receber o carnê físico, aqueles que desejarem podem efetuar o pagamento imprimindo o carnê no site da Prefeitura ou utilizando seu aplicativo de celular do banco onde tem conta.

São 8 passos simples e rápidos: (1) acesse o site da Prefeitura (www.vilhena.ro.gov.br), (2) selecione a opção “Tributos Web”, em azul, abaixo das notícias, (3) caso seja solicitado clique em “Get Flash” ou “Permitir”, (4) selecione a opção “Débitos” no menu à esquerda, (5) selecione a opção “Emitir Carnê 2019”, também no menu à esquerda, (6) aceite os termos de serviço, (7) no campo “Cadastro” digite a matrícula do imóvel que você pode encontrar no carnê de IPTU do ano anterior em um quadro cinza abaixo do ano do carnê e (8) clique em pesquisar. Seu imóvel irá aparecer na lista, basta clicar no ícone da impressora e o carnê será exibido para impressão ou download.

As imagens que guiam o contribuinte pelo passo-a-passo estão em um arquivo em formato PDF, disponível no link www.bit.ly/iptuonline2019. O vencimento do IPTU 2019 é no dia 17 de junho, mas é possível parcelar o valor original em até 3 vezes ou ganhar desconto de 10% no pagamento à vista até a data de vencimento.

TEVE AUMENTO? – Como todos os anos, o valor do IPTU foi atualizado apenas conforme a inflação através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-Especial (IPCA-E), que sofre correção anual. Assim, seguindo o índice, neste ano a atualização foi de somente 3,86%. Mesmo assim, pode ser que o valor total do seu carnê seja maior que isso.

Veja abaixo motivos para o seu carnê ter valor maior em 2019 do que em 2018.

(1) COSIP PARA TERRENOS VAGOS – Aqueles que são proprietários de terrenos baldios tiveram a Cosip (Contribuição de Serviços de Iluminação Pública) incluída no carnê neste ano, que é cobrada em relação ao tamanho da testada do terreno. Na prática isso significa que quanto mais “área de rua” em frente ao lote, maior será o valor da taxa de iluminação para estes terrenos. A maior parte dos cerca de 16 mil lotes vagos em Vilhena se enquadra na primeira e menor taxa de Cosip, reajustada em dezembro de 2018. Eles entrarão na categoria de testada com tamanho de 1 a 30 metros de comprimento e deverão contribuir o equivalente 50 centavos por dia (R$ 185 por ano). Veja tabela completa na imagem em anexo.

(2) REGULARIZAÇÃO DE OBRA – Se o proprietário do imóvel edificou alguma obra em seu terreno vazio e regularizou ela junto à Prefeitura, o valor do seu IPTU será maior do que no ano passado, já que o IPTU para terreno vazio é menor do que para o terreno com edificação.

(3) FISCALIZAÇÃO – As obras que não estão regularizadas na Prefeitura, poderão ter sua metragem e detalhes de construção atualizadas após visita da fiscalização.

Saiba se você é isento acessando www.bit.ly/souisentovha ou entenda mais sobre os valores do IPTU em 2019 no link: http://vilhena.ro.gov.br/index.php?sessao=b054603368vfb0&id=1391860&fbclid=IwAR2y5Z5rSuFJN_gL6JVzqkoOAYF_pFmqsCrWI9Nacya34_PYpKHWhcDn_Ws

SemCom

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)