Nortistas migram para o Mercado Livre de Energia com o objetivo de conter gastos e preservar a Amazônia, aponta pesquisa
Entre os principais benefícios das fontes de energia renováveis oferecidas pelo MLE está a redução nas emissões de carbono.

Segundo o Boletim da Energia Livre de junho de 2025, publicado pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), houve avanço no consumo de energia no Mercado Livre na Região Norte. Até abril deste ano, o total de unidades consumidoras registrado alcançou 3.193, com destaque para o estado do Pará, que ficou em primeiro, com 1.583 unidades.

O aumento da procura por fontes de energia oferecidas pelo Mercado Livre representa não só autonomia e economia para o consumidor, mas também a oportunidade de contribuir com a redução da emissão de carbono na atmosfera provocado pelo mercado cativo.
Para Marcelo René, especialista em transição energética e diretor-geral da Energy Libra, o MLE trouxe avanços importantes para o setor elétrico.

“O Mercado Livre de Energia está diretamente ligado à sustentabilidade por permitir que consumidores escolham de quem compra sua energia. O MLE incentiva a contratação de fontes de energia renováveis, como solar, eólica e pequenas hidrelétricas, que são menos poluentes e mais eficientes”, disse.
Potencial em Rondônia
O estado de Rondônia apresenta importante potencial para o crescimento de fontes renováveis de energia. Isso porque, devido à posição geográfica, há abundância de recursos hídricos e alta capacidade de geração de energia solar. Além disso, o estado conta com forte presença do agronegócio, que fomenta toda uma cadeia produtiva de alto consumo de energia.
“É um dos estados que lideram na indústria de alimentos e no setor madeireiro. Então, o avanço da digitalização e a modernização da infraestrutura, e tudo isso aliado ao marco legal que permite a abertura do mercado, tornando Rondônia um terreno fértil para o crescimento do mercado”, destacou Marcelo.
Vantagem competitiva e redução de carbono
De acordo com a Abraceel, em todo o Brasil, o MLE já absorve mais de 60% de toda a produção de usinas de geração de energia renovável. Isso significa que o consumidor livre opta cada vez mais por fontes renováveis e, além disso, destaca-se a redução considerável na emissão de gases do efeito estufa.
“Ao contratar a energia proveniente de energia limpa, o consumidor evita a termelétrica, carvão ou óleo combustível, que emitem grandes quantidades de CO2. Então, existem vários benefícios em buscar pelo Mercado Livre de Energia quando pensamos em gases do efeito estufa”, ressaltou Marcelo.
*Tendo dificuldade com o INSS!? 😅 Fale com a gente, iremos lhe assessorar desde a solicitação até a implantação do seu benefício! 🤩💰 – Auxílio Doença – Aposentadoria – LOAS – Salário Maternidade – Pensão por Morte – Auxílio Reclusão – Auxílio Acidente – Contagem de tempo de Contribuição. A solução é R R CRED – Consultoria e Assessoria. Localizada na avenida Curitiba, 2880 – Cristo Rei – Vilhena/ RO. telefone e Whatsapp, falar com Roberta Rossi no (69) 9 8494-1934.
Redação
Rota Policial News