Ajudante de Papai Noel tem trenó apreendido e se recusa a fazer bafômetro e é preso no Salvador
Segundo a Transalvador, a apreensão aconteceu porque veículo estava com placa de identificação escondida.
Um veículo caracterizado como trenó de Papai Noel, cheio de presentes, foi apreendido na noite de domingo, 24 de Dezembro, em Salvador.
Segundo a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), a apreensão aconteceu durante uma blitz em que os agentes verificaram que placa de identificação do veículo não estava visível.
De acordo com a Transalvador, o caso aconteceu na Avenida Reitor Miguel Calmon, na região do Vale do Canela. O ajudante de Papai Noel, que não teve a identidade revelada, se recusou a fazer o teste no etilômetro, equipamento conhecido como “bafômetro”.
Os agentes de trânsito decidiram remover o veículo para o pátio da Transalvador e a liberação deve ocorrer depois que a situação da placa de identificação for regularizada.
A Transalvador explicou que o Papai Noel não foi preso ao se negar a fazer o teste do bafômetro, porque a recusa em si não constitui crime.
Mas, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem se recusa a fazer o teste ou outro procedimento de comprovação do consumo de bebida alcoólica ao volante comete uma infração gravíssima, que resulta em multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Além disso, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista é recolhida e o carro, retido —se não houver outro motorista habilitado para dirigir.
Apesar da infração do homem que conduzia o trenó, ainda não há detalhes sobre multa e demais consequências da apreensão do veículo. O jornal questionou a Transalvador e aguarda resposta. (Veja o vídeo)
Fonte: G1 Brasil