Geral

“A Saúde de Vilhena precisa do Estado”, garantem vereadores em discursos na tribuna da Câmara

Durante sessão com elogios e cobranças, parlamentares pediram atitude do Governo do Estado

Durante uma sessão de auditório lotado na Câmara Municipal de Vereadores de Vilhena nesta terça-feira, dia 2 de Abril, os parlamentares reiteraram as falas que já são parte do “vocabulário” do poder público municipal da cidade: o Hospital Regional de Vilhena (HRV) precisa do Governo do Estado.

“Não aceito de forma alguma essa justificativa do Governo de simplesmente deixar por conta da Prefeitura a saúde no HRV. Já existe uma ação na Justiça contra isso, mas enquanto ela não andar, não vamos aceitar e todo dia pedir para o Governo assumir o Hospital, assim como assumiu o aeroporto. Não vamos aceitar ‘goela abaixo’ o que eles querem. Espalhem isso vamos fazer uma campanha. Vilhena não dá conta, não tem orçamento para isso. O estado tem que assumir”, frisou o vereador França Silva, sempre ferrenho em seus posicionamentos sobre o assunto.

Atualmente atendendo uma região de cerca de 250 mil habitantes e fazendo consultas, cirurgias, tratamentos, internações, partos e demais procedimentos em cerca de 9 mil pessoas por mês, o Hospital Regional é o órgão que mais consome o orçamento da Prefeitura. Apenas nele poderão ser investidos neste ano cerca de R$ 60 milhões, o que representa 23% do orçamento da cidade e aproximadamente 80% do que é gasto com toda a Saúde do município.

O vereador Rafael Maziero também se manifestou sobre o assunto, elogiando a fala de França Silva. “Realmente, nós enfatizamos a responsabilidade do Estado no Hospital durante o evento do PPA (Plano PluriAnual) do Governo. Eu e o Samir exigimos do Executivo que ele tem de administrar o HRV. Não só nós, mas todos os políticos da cidade concordam com isso, pois atendemos cerca de 20 municípios e precisamos de ajuda do Governo do Estado”, enfatizou.

O sub-tenente da Polícia Militar e vereador Carlos Suchi fez considerações duras sobre o mesmo assunto. “Não aguentamos mais, é um problema sério. Temos que passar para o Estado a administração do Hospital para podermos focar na atenção básica e na abertura adequada da UPA (Unidade de Pronto Atendimento)”, garantiu

O diretor do Hospital Regional, Faiçal Akkari, participou recentemente do encontro que definiu aspectos do PPA do Estado para Vilhena. “Estamos em uma luta pelo desenvolvimento de nosso Hospital. Atendemos uma grande área geográfica de Rondônia e é impossível para o município arcar sozinho com isso. Estive no evento e busquei discutir soluções. Vamos continuar tentando achar o caminho para que o Estado, de fato, colabore conosco, pois vidas estão em jogo”, ressaltou.

Semcom

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)