Geral

“Tony Rota” resgata Urutau e evita atropelamento da ave em avenida de Vilhena/RO

Urutau pode ter tido seu habitat devastado por incêndios que castigam a cidade

Durante o temporal que cai sobre Vilhena na tarde desta quarta-feira, 18 de Setembro, o repórter Tony Rota, do site “Rota Policial News”, realizou o antigo sonho de ver de perto um dos pássaros mais curiosos da Amazônia: o Urutau, também conhecido como “mãe-da-lua”.

Mais do que conhecer a ave, o comunicador a salvou de ser atropelada no meio da avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, onde ela havia caído, derrubada pelo vendaval. Na queda, o animal bateu forte no asfalto e sofreu um ferimento na asa.

Ignorando a agressividade do animal silvestre, Tony, que já salvou outras espécies feridas na cidade, como um Quero-Quero e uma coruja, fez o resgate e ligou para os Bombeiros. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente deve cuidar do Urutau, para que ele se recupere antes de ser solto novamente na natureza.

Tony relatou havia ido até a empresa Mundo AquaPet para comprar peixes para seu áquario quando deu o vento forte e a ave caiu e para ela não ser atropelada a salvou. Ele contou que a empresa o ajudou, deixando ela na gaiola e emprestando uma caixa de transportes para que o animal aguardasse a chegada do resgate para dai sim ser devolvida ao habitat natural.

“Agradeço ao pessoal do Mundo AquaPet por ajudar neste salvamento e reconhecer a importância da preservação do meio ambiente. Devido as queimadas estes animais estão vindo para a cidade, onde acabam envolvidos em várias situações e alguns até perdem suas vidas. Deus hoje me deu a oportunidade de salvar esse lindo Urutau,” disse.

Comerciantes instalados na avenida contam que, desde ontem, o passarinho está buscando abrigo nas árvores da via pública, uma das mais movimentadas da cidade. Ele pode ser um dos muitos exemplares da fauna local que tiveram seu habitat devastado por incêndios que castigam a região.

CLIQUE ABAIXO e assista o vídeo mostrando o repórter segurando a ave, que aparenta ser uma fêmea, resgatada e mantida na gaiola de um pet shop até a chegada dos Bombeiros.

3 curiosidades sobre o urutau que você precisa conhecer:

O urutau (Nyctibius griseus),  é conhecido por diversos nomes, como mãe-da-lua e ave-fantasma 👻, e pode ser encontrada do norte e sul do Brasil, principalmente na Amazônia.

O urutau tem um papel ecológico muito importante, ajudando a controlar populações de insetos que fazem parte da sua dieta, mantendo os ecossistemas equilibrados.

Curiosidade 1: um mestre da camuflagem 🥷 

O urutau é um mestre ninja na arte da camuflagem. Suas penas podem confundir olhos desatentos, já que elas costumam se parecer com galhos e troncos de árvores onde geralmente fica empoleirado.

Por causa da sua facilidade em se “disfarçar”, é conhecida como uma ave fantasma, já que as pessoas ouvem o seu canto, mas têm dificuldade em localizá-la.

Por falar em seu canto, algumas pessoas associam com má sorte, e por isso acabam jogando pedras e chegando a ferir mortalmente o animal. Mas fica tranquilo que sua vocalização não vai te dar azar.

Então se um dia você ver um urutau, sinta-se como se tivesse ganhado na Mega-Sena, porque é um baita prêmio que a natureza está te dando.

Curiosidade 2: até 12 horas imóvel no mesmo lugar ⏳

Se tivesse uma copa do mundo 🏆 para ver quem aguenta ficar na mesma posição durante mais tempo, o urutau ganharia!

A ave é capaz de ficar cerca de 12 horas seguidas parada no mesmo lugar!

Sua imobilidade aliada à sua capacidade de ser confundida com galhos de árvores faz com que o urutau passe despercebido por predadores e até mesmo por nós.

Por ficar tanto tempo parado, algumas pessoas acham que esses animais estão machucados ou doentes, e acabam “resgatando” o animal sem necessidade.

Então se você ver um urutau sem se mexer, ele está bem de saúde, e esse comportamento é natural.

Até mesmo as aves precisam tirar um momento para descansar.

Curiosidade 3: ele enxerga mesmo de olhos fechados 👁️

E se você pudesse “ver” mesmo de olhos fechados? Pois bem! O urutau faz exatamente isso graças ao seu “olho mágico”.

Que na verdade não tem nada de mágico: o urutau possui duas fendas em suas pálpebras, permitindo que ele observe o que está acontecendo em sua volta, mesmo de olhos fechados.

É uma vantagem e tanto para uma ave que passa longos períodos parada no mesmo local, pois caso um predador se aproxime, o urutau poderá se afastar rapidamente ao perceber o perigo.

Texto: Folha do Sul Online/ Parque das Aves

Vídeo e fotos: Rota Policial News

Rota Policial News

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)