Exército recebe doação de 96 blindados dos Estados Unidos
Blindados doados pelos Estados Unidos são desembarcados no porto de Paranaguá (PR)
As Forças Armadas receberam nesta semana uma doação do exército dos Estados Unidos de 96 blindados usados.Eles serão modernizados e usados na defesa nacional. Segundo o Ministério da Defesa, eles “reforçam o poder de fogo e do combate terrestre do Exército”. Essa não é a primeira vez que o Brasil recebe equipamentos do exército americano, que periodicamente faz doações a nações amigas ao renovar seu arsenal.
Ao todo são 56 obuseiros auto-propulsados M109, versão A5, e 40 blindados “remuniciadores” M992, segundo o Exército. Os obuseiros não são tanques, mas sim um tipo de canhão de artilharia que consegue disparar projéteis balísticos a uma distância superior a 20 km. Eles se movimentam por meio de esteiras e não precisam ser rebocados por outros veículos.
Os “remuniciadores” são blindados que transportam as munições usadas pelos obuseiros no campo de batalha.
O M109 é um dos tipos mais usados de obuseiro pelos exércitos ocidentais. Eles estão sendo aos poucos substituídos por versões mais modernas pelas potências. As unidades A5 estão sendo doadas ao Exército em caráter de cooperação militar.
O Brasil também costuma doar equipamento militar usado para nações vizinhas que possuem menos recursos.
Uma próxima leva de blindados doados pelos EUA deve chegar ao Brasil no início do ano que vem, segundo informações do site do Exército. Serão 32 obuseiros M109 A5 Plus.
Os blindados usados passarão por um processo de modernização e adequação aos padrões do Exército brasileiro. Eles receberão sistema eletrônico de pontaria e computador de tiro, navegação inercial, GPS, entre outras melhorias.
Os blindados desembarcaram nesta semana no porto de Paranaguá (PR).
Doação não é inédita.
Essa não é a primeira vez que o Brasil recebe equipamentos usados dos Estados Unidos, pois periodicamente o exército americano cede equipamentos excedentes a nações amigas.
Em 2015, o Exército brasileiro recebeu cerca de 50 blindados de transporte de tropas da classe M113. Eram blindados anfíbios que se deslocam sobre lagartas e levam tropas para desembarques em praias (no caso de ataque anfíbio).
No Rio de Janeiro, blindados desse tipo já foram usados na intervenção federal na segurança pública. Os M113 foram usados por militares da Marinha em uma ação em que fuzileiros tomaram o Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, enquanto embarcações faziam um bloqueio naval na Baía de Guanabara. Diversos suspeitos foram presos ao tentar deixar a favela de barco.
Os M113 foram usados em uma área não urbanizada da favela, pois o deslocamento sobre lagartas pode destruir ruas de asfalto.
Fonte: Uol Notícias