Geral

Vilhena registra seu terceiro caso suspeito de Corona Vírus e CEV será preparado para receber infectados

No Brasil, primeira morte foi confirmada no estado de São Paulo. Homem de 62 anos tinha diabetes, hipertensão e hiperplasia prostática. Nesta manhã, havia 301 casos do novo vírus confirmados pelas secretarias estaduais de Saúde.

O terceiro caso suspeito de coronavírus (covid-19) foi identificado no fim da tarde desta segunda-feira, 16, em Vilhena.

Trata-se de uma paciente que teve contato na cidade com um grupo de italianos que fez tour pela cidade e, após irem para o Amazonas, apresentaram sintomas de gripe.

A paciente se encontra em Vilhena, em isolamento e é orientada pela equipe da Atenção Básica.

Este caso não está relacionado aos casos divulgados nos últimos dias em Vilhena. Amostras para exame foram enviadas aos laboratórios autorizados pelo Ministério da Saúde e devem ficar prontas dentro de 8 a 10 dias, visto que as análises são feitas em São Paulo.

Nesta terça-feira anunciaram cancelamento de atividades a Secretaria Municipal de Assistência Social, o CadÚnico e a Fundação Cultural (avisos em anexo).

Ontem a Secretaria Municipal de Educação suspendeu por 15 dias as aulas na rede municipal e todos os servidores da Prefeitura estão evitando contato físico, aglomerações e uso de ar-condicionados.

O Hospital Regional de Vilhena limitou também a quantidade de acompanhantes com os pacientes, além de já ter suspendido totalmente as visitas, no domingo.

No CEV (Centro de Especialidades Vilhenense) está em fase final de preparação espaço com leitos de isolamento para receber possíveis casos confirmados e graves de coronavírus.

A UTI do município tem 10 leitos, com lotação média que varia de 60% a 70%, mas já foi preparada para ser expandida emergencialmente para 17 leitos (com estes sete leitos adicionais tendo capacidade suficiente de atender casos de covid-19, caso necessário).

A Atenção Básica realizou reuniões com os agentes comunitários de saúde, com os coordenadores das unidades básicas e também com os enfermeiros para padronizar as ações, que, resumidamente, são: orientar os pacientes por telefone através das linhas abertas já divulgadas, visitar em domicílio os pacientes com sintomas suspeitos e atender na unidade aqueles que exigirem exames clínicos mais aprofundados, utilizando sempre máscara e cuidados para evitar contato físico.

As visitas domiciliares de agentes comunitários de saúde para aumento nos cadastros dos cartões do SUS vão continuar, também para aumentar a conscientização nas residências.

O Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Vilhena destinará pelo menos uma psicóloga para atender em tempo integral ligações de pessoas em isolamento ou com casos suspeitos de coronavírus a fim de evitar pânico e dar orientações profissionais para estes casos.

A Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) também continuará publicando orientações constantes da Secretaria Municipal de Saúde sobre como prevenir a disseminação do vírus.

A Semcom criou nesta terça-feira também a série de publicações para rede social “Central de Boatos”, que vai explicar quais informações sobre o vírus são fake news e quais são verdadeiras. Ao mesmo tempo, o WhatsApp da Prefeitura, 3919-7081, está disponível para todos buscarem informações corretas.

Uma morte acaba de ser confirmada no BRASIL

O estado de São Paulo registrou o primeiro caso no Brasil de morte de pessoa infectada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), segundo informou o governo estadual nesta terça-feira (17).

A vítima é um homem de 62 anos que estava internado em um hospital particular da capital paulista. Ele morava na cidade de São Paulo e tinha histórico de diabetes e hipertensão, além de hiperplasia prostática — um aumento benigno da próstata que não é uma doença, mas uma condição comum em homens mais velhos que pode causar infecções urinárias.

Segundo o infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingência para o coronavírus no estado de São Paulo, a vítima teve os sintomas da doença no dia 10 de março, sendo internada quatro dias depois, dia 14, e falecendo às 16h03 desta segunda-feira (16).

“Infelizmente o ocorrido foi o primeiro óbito aqui. Um homem morador de São Paulo internado num hospital privado e o diagnóstico de coronavírus foi feito também por um laboratório privado.Ele veio a óbito ontem 16h03 e não tem histórico. Fomos informados oficialmente hoje às 10h. Existem quatro outros óbitos neste mesmo serviço particular que estão sendo investigados. Assim que tivermos informações sendo ou não coronavírus vamos informá-los”, afirmou David Uip.

Fonte: SEMCOM

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)