Policial

Vilhena registrou 42 homicídios em 2023, dos quais 19 foram elucidados pela Polícia Civil

Vilhena registrou um aumento de 11% em relação ao ano de 2022

O município de Vilhena, que no ano de 2018, foi o que mais registrou homicídios por número de habitantes em todo o Estado de Rondônia, desbancando até a capital Porto Velho, encerrou 2023 com 42 crimes consumados contra a vida, sendo que 3 destes foram cometidos só nos últimos 10 dias do mês de dezembro. Um aumento de 11% em relação a 2022.

Conhecida pelo alto indício de mortes envolvendo guerras entre facções e traficantes, Vilhena registrou altos e baixos desde 2018, que foi um dos anos mais críticos para a Delegacia de Homicídios, porém, o número ainda é alarmante se comparado ao município de Cacoal por exemplo, que possui quase o mesmo índice populacional e registrou 10 homicídios, sendo um deles, um feminicídio.

Segundo dados fornecidos ao jornal pela Delegacia Especializada em Crimes Contra a Vida-DERCCV de Vilhena, em 2018 foram registrados 52 homicídios, dos quais 19 já foram elucidados. No ano seguinte, foram registrados 32, uma queda de quase 40%, com 13 investigações concluídas.

Já em 2020 os números voltaram a subir, pois foram consumados 44 crimes contra a vida, com 16 elucidações.

Os anos de 2021 e 2022 foram os únicos desde então que alcançam mais de 50% de elucidações, uma vez que ocorreram 47 homicídios com 28 desvendamentos em 2021, e 21 dos 38 assassinatos registrados em 2022 foram solucionados.

Vale ressaltar que mesmo com todos os esforços do setor de investigação, o percentual de esclarecimentos poderia ser significativamente maior, se o trabalho envolvendo testemunhas não fosse tão complexo, uma vez que muitas, temendo por suas vidas, preferem não prestar depoimentos oficiais.

Segundo os dados de 2023, os 42 assassinatos ocorridos em Vilhena se aproximam do percentual de 10% do total de homicídios cometidos em todo o Estado de Rondônia, e como Vilhena só representa 5,5% da população, o município continua possuindo a população mais violenta na média estadual.

A reportagem do site levantou também, que em 2023, o município de Colorado do Oeste registrou 3 homicídios e Cabixi 1, sem nenhum feminicídio.

Os dados dos demais municípios do Estado foram solicitados junto à Secretaria de Estado da Justiça-SEJUS, mas até a conclusão desta reportagem, não foram fornecidos.

Fonte: Folha do Sul
Autor: Leir Freitas (Gráficos: Herbert Weil)

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)