Vídeo chocante: funcionário do SAAE é atropelado e morto por trator dirigido por colega; mas crime foi em SP e não em Vilhena
Fake News compartilhada em grupos de WhatsApp dizia que tragédia foi em Vilhena
Circularam nas redes sociais no início da tarde desta quarta-feira, 22 de Março, vídeo e uma foto que mostram o momento em que um funcionário do SAAE foi atingido propositalmente por um trator da empresa, cujo motorista batia no corpo com às pás da retro-escavadeira. Nas afirmações nos grupos de Vilhena/RO, populares diziam que tal fato ocorreu em Vilhena e as imagens viralizaram com a fake-news.
As imagens na verdade foram flagradas por uma câmera de segurança que registrou o atropelamento e morte do funcionário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos (SP). Iebil Garcia Silva, de 41 anos, na manhã desta quarta-feira (22).
Segundo o SAAE daquela cidade, o atropelador é outro funcionário, Milton César Magalhães, de 44 anos, que fugiu após o crime.
O homicídio aconteceu na rua George Ptak, no Jardim São Paulo, perto de uma unidade da autarquia e chocou todo o país nesta tarde.
Nas imagens de uma câmera, Silva aparece de moto pela rua quando Magalhães o atinge com a retroescavedeira.
A vítima bate contra um carro e, sem seguida, é atropelada e friamente assassinada.
O funcionário passa com o veículo sobre o colega, que não consegue sair.
A vítima fica imóvel no chão e o homem ainda usa a concha da retroescavadeira para atingir a vítima várias vezes.
Em seguida, o homem desce do veículo para ver se o homem ainda está vivo. Depois foge do local com a retroescavadeira, que foi encontrada no bairro Azulville.
O autor teria fugido em uma caminhonete e é procurado pela polícia.
O funcionário morto é motorista do Saae desde 2009. Magalhães é operador de máquinas pesadas do SAAE também desde 2009.
A motivação do crime ainda é desconhecida e a Polícia Civil investiga se ele foi premeditado.
Em nota, a prefeitura lamentou o ocorrido e disse que a autarquia municipal está prestando assistência à família da vítima, bem como colaborando com as investigações da polícia.
Briga em 2014
Segundo apurado pelo G1, o criminoso e a vítima pertenciam ao mesmo setor da autarquia, mas não trabalhavam juntos.
O Saae informou que, em 2014, foi registrada uma briga entre os dois funcionários no estacionamento externo da autarquia.
Foi aberta uma sindicância interna e os dois foram punidos com 30 dias de suspensão. O motivo da briga não foi divulgado.
A Polícia Militar foi chamada para registrar o caso, que será investigado pela Polícia Civil.
Nota do SAAE
Na primeira nota divulgada, o Saae lamentou o ocorrido e informou que está prestando assistência à família da vítima.
Mais tarde, a autarquia corrigiu o local do crime e falou sobre a briga ocorrida em 2014 entre os dois funcionários. Veja abaixo:
Diferentemente do que foi dito na nota anterior, O SAAE São Carlos esclarece que a morte de um funcionário por outro não ocorreu dentro da unidade da autarquia, mas sim nas imediações, na Rua George Ptak, no Jardim São Paulo. Informações atualizadas dão conta de que o autor do crime esperou a chegada da vítima que estava em uma moto e jogou a retroescavadeira em cima dele. Ele perdeu o controle, bateu em um carro, caiu e foi aí então que o acusado passou com a escavadeira por cima do corpo e fugiu.