Urgente: detentas ateiam fogo em corredor de acesso a cela no presídio Feminino de Vilhena
Bombeiros e Polícia Militar teriam sido acionados
Detentas do presídio feminino da cidade de Vilhena/RO, localizado no bairro Jardim América, estão reivindicando o direito ao banho de sol, que não ocorre desde o início da mobilização de agentes penitenciários no estado de Rondônia. Para isso, na tarde desta sexta-feira, 25 de Janeiro, elas estão incendiando corredores da unidade prisional.
No local, as detentas teriam atado fogos em cobertas e plásticos no corredor de acesso as celas da Ala A e em uma destas celas há uma detenta que está grávida. As presidiárias estariam batendo nas grades e reivindicando o banho de sol.
Apenas três agentes penitenciários encontram-se no local e o diretor da unidade até o momento não teria aparecido. Como não há extintores de combate a incêndio no presídio, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados.
Intervenção da Polícia Militar
O Governador Marcos Rocha (PSL) decretou na quinta-feira, 24, o pedido de intervenção da Polícia Militar, com o objetivo de retomar o banho de sol dos presos e outros direitos garantidos na lei, tendo em vista a mobilização dos agentes penitenciários.
Já nesta sexta-feira, 25 de Janeiro, na capital do estado, em Porto Velho, policiais militares já deram início a intervenção militar nos presídios. Os demais presídios do estado devem começar a se programar para que as policiais militares tomem conta das unidades prisionais do estado. Veja Aqui.
Na manhã de hoje, foi flagrado um princípio de incêndio no pátio da unidade prisional e novamente, presidiários bateram grades e reclamaram do cancelamento das visitas. Os fatos foram contornados pelos agentes penitenciários de plantão. Em Vilhena/RO, a PM ainda não deu início a intervenção.
Mais cedo, um princípio de incêndio foi registrado no presídio Cone Sul:
Carlos Mont Serrate/Claudemir Sabino
Rota Policial News