Tempo de atendimento nas UPAs depende do grau de risco dos pacientes; entenda como funciona:
Classificação se baseia no quadro clínico e sinal vital dos pacientes, bem como gravidade das doeças

O jornal Rota Policial News recebe diariamente diversas denúncias sobre a “demora no atendimento na UPA” e pensando nisso, por entender tanto o lado dos pacientes, quanto como é feito o atendimento do SUS nas UPAs do país, bem como a qualidade excepcional de seus profissionais, traremos informações esclarecedoras aos intenautas.

A Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde, e integra a rede de serviços pré-hospitalares fixos para o atendimento às urgências.
Presta atendimento resolutivo e qualificado a pacientes com condições clínicas graves e não graves, além de prestar o primeiro atendimento a casos cirúrgicos e traumáticos, estabilizando os pacientes e conduzindo a avaliação diagnóstica inicial para determinar a conduta adequada, garantindo o encaminhamento dos pacientes que necessitam de tratamento em outras unidades de referência.

Como é feito o atendimento?
O atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) não é feito por ordem de chegada nem a partir da idade dos pacientes. A escala é definida na Triagem e as pulseiras ou cores definem quanto tempo pode levar.
O atendimento é feito com base na classificação de risco, que prioriza os casos mais graves e com maiores riscos de agravamento.
Quem chega com pressão arterial elevada, com risco de AVC, risco de infarto e em situação de parada cardíaca é atendido imediatamente, com o paciente recebendo PULSEIRA VERMELHA.
Esse modelo diminui as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos que possam ser resolvidos nas UPAs ou unidades básicas de saúde sejam encaminhados para as unidades hospitalares.
As UPAs funcionam 24 horas por dia, de domingo a domingo, e podem resolver grande parte das urgências e emergências. O acolhimento com classificação de risco é feito de acordo com o grau de gravidade.
Na área da recepção, onde é feito o acolhimento dos pacientes, um painel fixado na parede informa os pacientes sobre as prioridades de atendimento segundo o grau de gravidade, de acordo com as cores das pulseiras colocadas nos pacientes.
Pulseiras laranjas são colocadas no braço dos pacientes que receberão atendimento em até 10 minutos. A cor amarela é adotada para os que podem receber assistência em até 60 minutos, a cor verde entre pacientes menos graves e serão atendidos em até 120 minutos e a cor azul ou branca em até 4 horas. Nesses casos leves, os pacientes podem ser encaminhados para postos de saúde.

Conforme o Grupo Brasileiro de Classificação de Risco, “classificação ou priorização de itens e classificação de risco não pressupõe exclusão e sim estratificação”.
Os protocolos de classificação são instrumentos que sistematizam a avaliação. Não se trata de fazer um diagnóstico prévio nem de excluir pessoas sem que tenham sido atendidas pelo médico.
A classificação de risco avalia a gravidade ou o potencial de agravamento do caso, assim como o grau de sofrimento do paciente. É um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.
O Acolhimento com Classificação de Risco garante a equidade, dando atendimento prioritário a quem precisa mais, invertendo a lógica da triagem e da fila.
As UPAs 24h podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.
Quando o paciente é atendido, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação e também definem as medicações que ele deve utilizar ou quais procedimentos a serem adotados pela equipe de saúde de enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes de enfermagem.
Lembramos também que como o atendimento não é por ordem de chegada, quanto mais pacientes em graus superiores ao da pulseira que o paciente menos grave usar, mais tempo ele irá demorar para ser atendido, pois todo caso mais grave é passado na frente e o tempo começará a valer a partir do atendimento do último paciente grave atendido. Em outras palavras, por mais sarcásticas que sejam, o paciente deve ser de fato, paciente e aguardar sua vez no atendimento.
Mas, caso note uma piora em seu quadro, o paciente pode pedir nova avaliação da triagem, onde será medido a pressão, batimentos cardíacos e seu quadro cliníco de modo geral e caso seja observado uma piora, consequentemente você receberá uma nova classificação.
A UPA 24h opera ininterruptamente, 24 horas por dia, todos os dias da semana, com uma equipe multiprofissional qualificada e adaptada às demandas específicas de cada região, encaminhando os pacientes para internação em hospitais de retaguarda, garantindo a continuidade do cuidado por meio da regulação do acesso assistencial.
O SUS salva vidas, as UPA salva vidas e ao invés de críticas, devemos ser gratos pelo fato de o Brasil ter um Sistema Único de Saúde. E vale lembrar que só conseguiremos melhorar a saúde pública, quando aprendermos de fato, a escolher bons governantes municipais, estaduais e federais. O SUS precisa de investimentos e apoio para funcionar e não de críticas!
Cada profissional de nossas UPAs em todo o país estão dando o máximo de si para que o atendimento aconteça, muitas das vezes sobrecarregados mas ali, dispostos à atender a população.
No entanto, caso haja qualquer situação anormal que de fato não cumpra os protocolos de saúde, todo cidadão pode fazer sua denúncia aos órgãos responsáveis, como às Secretárias Municipais e Estaduas de Saúde, e em último caso, ao Ministério Público (MP) nas Curadorias da Saúde.
Em Vilhena, o secretário municipal de saúde Wagner Wasczuck Borges busca sempre melhorias para saúde local e oferece cursos aos profissionais de saúde e houve a população em caso de denúncias, elogios ou indicações na sede da SEMUS.
Mas, de antemão, o jornal Rota Policial News, ao receber qualquer denúncia ou informação leva ao conhecimento da secretária para que os fatos sejam sempre pautados e a população ouvida, afinal, o papel fundamental de nosso jornal é auxiliar você, cidadão e internauta a ter uma notícia de qualidade bem como tenha seus direitos defendidos.
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Redação
Rota Policial News