Geral

‘Vai morrer muita gente ainda e lockdown é iminente’, diz Japonês em entrevista ao Rota

“Idosos podem não escapar. Cerca de 90% morrem se forem entubados”, afirma Eduardo Japonês

A reportagem do jornal Rota Policial News entrevisto nesta sexta-feira, 08 de Janeiro, o prefeito de Vilhena, senhor Eduardo Japonês, em seu gabinete na Prefeitura Municipal.

O assunto desta vez foi o Covid-19, que tem aumentado vertiginosamente nos últimos dias, sendo que só hoje, foram registrados 134 novos casos em um intervalo de 24 horas.

Eduardo reveltou que o secretário municipal de Saúde, Afonso Emerick, se deslocou a uma cidade de Rondônia, para conseguir mais três respiradores e assim ter 18 respiradores disponíveis no município. Atualmente são 15 respiradores.

“De acordo com as estatísticas, vai morrer muita gente ainda. De 10 idosos, com mais de 60 anos, quase todos vão morrer e os que sobreviverem terão sequelas. A nível de Brasil tem sido assim, idosos que precisam ser entubados morrem. Entubou é 90 % de chance de morrer. O lockdown é iminente na cidade. Agora é o momento de falar a real situação e não de amenizar, porque a população precisa fazer a sua parte e se conscientizar”, disse Japonês.

Eduardo informou que o número de atendimentos nos postinhos de saúde cresceu 15 vezes, mas que o número de servidores é o mesmo. Esse é o motivo de ter que esperar mais para ser atendido na rede pública de saúde. Mesmo assim, o prefeito pede para que, quem tiver sintomas procure ser atendido, que não deixe para depois, e tome os remédios conforme é prescrito. Hoje há 11 entubados na cidade.

“A prefeitura tem poder sobre o comércio, mas não sobre o cidadão. O álcool foi proibido porque após ingerir os cuidados são esquecidos e isso aumenta as chances de ser infectado pelo vírus. A única saída é cada um fazer a sua parte”, disse Eduardo.

O convênio para manter a UTI que a prefeitura mantinha com o Estado não foi renovado. “Como condição, ele pediram que 75% dos leitos de UTI fossem disponibilizados para o Estado. Eu não posso fazer isso, por isso estamos bancando a saúde sozinhos”, asseverou.

Os casos de contágio provenientes das reuniões do Ano Novo ainda deverão aparecer na próxima semana e, em consequência os números de casos deverão ser mais altos, chegando a um possível pico da segunda onda, o que pode culminar em um lockdown.

Eduardo disse ainda que nas próximas semanas irá utilizar o espaço do CEV (Centro de Especialidades de Vilhena) para internação dos contaminados pelo Covid-19. Mas são poucas vagas. “Vamos usar o CEV, são poucas vagas mais já ajuda. está nas costas da prefeitura, não temos convênio nem do Estado nem do Governo Federal,” pontuou.

A situação tende a ficar pior nos próximos dias e é quase certo um novo lockdown, uma vez que os moradores não tem feito sua parte. “Não estão levando a sério e muitas pessoas já morreram e vão morrer. Não tem saída, os idosos que forem infectados e internados na UTI vão morrer, a doença é severa,” disse.

Mesmo diante do atual episódio e do avanço da Covid-19 na cidade, os moradores continuam a se aglomerar em locais públicos e privados e diante disto, o Ministério Público determinou fiscalizações e operações por parte da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.

Lembrando que está em vigor o decreto, Decreto nº 49.048da Prefeitura Municipal e nele já existem restrições no horário de circulação de pessoas nas ruas e com isso, a polícia irá autuar moradores flagrados fora do horário permitido.

Dados do Dia em Vilhena:

Vilhena não registrou novos óbitos nesta sexta-feira, mas bateu o recorde de casos conformados em um período; foram 134 caos confirmados nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia já são 5.369 casos confirmados da doença.

Nos últimos 14 dias foram 730 casos confirmados, gerando uma média móvel de 52 casos diários. Um aumento de 147,46% em comparação a média móvel registrada há 14 dias, quando o índice foi de 21 casos por dia.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, há 699 casos ativos no município, o maior índice desde o início da pandemia. Do número de pacientes com diagnostico positivo, 40 estão internados na Central de Atendimento à Covid-19. Quinze deles no UTI que tem 100% dos leitos ocupados.  Onze pacientes estão intubados.

De acordo com o boletim, nove pacientes receberam altas hoje, elevando para 4.592, o número de recuperados. De acordo com os dados, a taxa de cura no município é de 85,55%.

Hoje, cinco novos leitos clínicos foram abertos em uma ala nova do Hospital Regional, apesar disso, os leitos clínicos reservados para pacientes com covid estão todos ocupados.

Segundo o prefeito Eduardo Japonês, mais leitos clínicos direcionados  aos pacientes com covid, serão disponibilizados na semana que vem.

NÚMEROS DE RONDÔNIA

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, 9 óbitos de pacientes com a covid-19 foram registrados hoje no Estado de Rondônia. Desde que começou a crise sanitária o Estado já registrou 1.899 mortes.

Rondônia ultrapassou hoje o número de 100 mil casos confirmados de Covid. Foram 748 novos diagnósticos positivos no intervalo de 24 horas; consolidando um total de 100.342 casos. Aumento também no número de casos ativos que hoje e de 13.820.

A atualização da Secretaria de Estado da Saúde revelou também que é de 84,33% a taxa de cura no Estado; isso representa um total de 84.624 pessoas recuperadas da doença.

NÚMEROS DO BRASIL

O Brasil registrou hoje 962 mortes pela covid-19, e chegou a 201.460 vidas perdidas para a doença. Os números são do Ministério da Saúde e mostram também que nas últimas 24 horas, 52.035 novos casos foram confirmados. Até hoje o Brasil já contabilizou 8.013.708 casos .

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, 7.114.474 pacientes já se recuperaram da covid-19, consolidando uma taxa de cura de 88,78%.

 

Tony Rota/ Claudemir Sabino

Rota Policial News, com informações de Rondônia em Pauta/ Semus -Vilhena / Sesau-RO / Ministério da Saúde

 

Google

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor nos ajude a manter o site no ar e desative seu Adblock. Agradecemos pela compreensão! :)