Setor de Tecnologia de Informação recebe novos servidores e equipamentos na Prefeitura Segunda-feira, 29 de março de 2021
Aquisição da Secretaria de Administração visa melhoria na rede interna da Prefeitura e atendimento aos moradores; TI não recebia peças há mais de 10 anos
O setor de Tecnologia de Informação (TI) da Prefeitura de Vilhena, recebeu na última semana, diversos equipamentos como servidores e switches, como iniciativa de modernização da infraestrutura de informática do Paço Municipal. O investimento de pouco mais de meio milhão de reais aperfeiçoa a rede, que agora opera com novos servidores, dando segurança aos arquivos e oferecendo agilidade ao trabalho do cotidiano, dando também capacidade para que a Prefeitura possa agora implantar novos aplicativos, trâmites on-line de processos e agilizar o trabalho na rede. O setor não recebia novas peças desde 2009.
“Nossa rede era muito arcaica. Não havia investimento há mais de uma década e o pessoal do TI fazia o possível e o impossível com o que tinham. Então, o Welliton me passou a necessidade para melhorias e autorizei adquirir. Depois de levantamento dos servidores, fizemos essa compra com base no que eles precisavam. Aos poucos vamos modernizando a rede. A Prefeitura precisa disso. Assim, dinamizamos o trabalho na Prefeitura. Nossa meta é modernizar toda a estrutura de informática do Paço Municipal até 2022”, aponta Eduardo Japonês, prefeito de Vilhena.
De acordo com o secretário municipal de Administração, Welliton Oliveira, a renovação permitirá a implantação de novas tecnologias já previstas pela gestão atual. “Adquirimos servidores, switches, nobreak e o rack para a instalação, um investimento de R$ 513 mil. É a primeira compra para o TI em cerca de 10 anos. Sempre houve paliativos, mas nada foi feito nesta proporção, e novos investimentos ainda virão este ano, como a troca do cabeamento interno de todas as secretarias, quando instalaremos fibra óptica”, aponta Welliton.
O responsável pelo setor de Tecnologia de Informação, Breno Carvalho, lembra que os investimentos para o setor foram melhorias jamais vistas. “Nunca o TI teve equipamentos como estes. Hoje temos servidores de grande armazenamento, dedicados apenas para esta função, além de equipamentos modernos que vão garantir o bom funcionamento e segurança da rede por mais de 15 anos”, conclui Breno.
A implantação do processo eletrônico, ampliação da velocidade dos sistemas, mais segurança de dados, capacidade de armazenamento e confiabilidade no tráfego de informações agora estarão garantidas.
MODERNIZAÇÃO – Ainda de acordo com Welliton Oliveira, a Semad prepara um novo edital, para a compra de computadores e aparelhos de informática, que ficará em torno de R$ 1,5 milhão. O projeto que busca a eficiência de atendimento e modernização de toda a Prefeitura, deve ser encaminhado para a Câmara dos Vereadores nas próximas semanas.
Também será realizado nos próximos meses, a troca de todo o cabeamento da rede de todas as secretarias da Prefeitura. Welliton lembra que a rede ativa está em uso desde 2006, e agora com a aquisição dos novos servidores, tem que ser atualizada, passando a ser toda de fibra óptica com cabos de ethernet gigabytes.
Semcom